metropoles.com

PF vasculha sala da deputada Simone Morgado, mulher de Jader Barbalho

Simone Morgado (PMDB-PA) não é alvo da Operação História de Pescador, que investiga esquema que teria fraudado cadastro de pescadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook/Simone Morgado
deputada simone morgado
1 de 1 deputada simone morgado - Foto: Reprodução/Facebook/Simone Morgado

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23/3) a segunda fase da Operação História de Pescador. O alvo das investigações é um esquema que teria fraudado em R$ 185 milhões o cadastro de pescadores na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Pará, vinculada ao extinto Ministério da Pesca. Agentes da PF fizeram buscas no gabinete da deputada Simone Morgado (PMDB-PA), mulher do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), na Câmara.

A parlamentar não é alvo da operação. A História de Pescador mira em uma ex-servidora do gabinete de Simone Morgado que foi Superintendente de Pesca no Estado do Pará.

Auditoria da Pasta sobre a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Pará em 2016 identificou 55 mil inscrições e manutenções de licenças no Sistema sem conferência de processos físicos. O prejuízo potencial chegou aos R$ 185 milhões por ano, de acordo com informações da pasta.

A ação cumpre seis mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva. Além dos policiais federais, quatro auditores da CGU atuam nesta etapa da História de Pescador.

A investigação desta fase começou na primeira etapa da operação, em maio de 2016. O Ministério da Transparência, que auxilia a PF nas investigações, informa que, foi constatado que pessoas sem vínculo com o órgão acessavam sistemas internos para alterar dados do cadastro de pescadores. Os criminosos, segundo a pasta, contavam com o auxílio de agentes públicos.

Foi constatado, segundo a Transparência, ainda que as assinaturas dos pescadores no cadastro eram diferentes das que constavam em documentos pessoais. Com acesso ao registro dos profissionais, o suspeitos poderiam, por exemplo, ter acesso ao seguro defeso – concedido a pescadores em épocas nas quais a pesca é proibida para a manutenção da fauna.

Defesa
A assessoria da deputada Simone Morgado (PMDB-PA) que ela não tem envolvimento no caso, que não abriga mais a servidora e que esta é uma questão pessoal da ex-funcionária.

O Ministério da Agricultura foi procurado pela reportagem, mas ainda não respondeu aos questionamentos. O espaço está aberto para manifestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?