metropoles.com

PF indicia 16 investigados na primeira fase da Operação Calicute

Ao todo, 16 pessoas responderão pelos crimes que vão de corrupção passiva e ativa, organização criminosa a lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Magno / Governo do Rio de Janeiro
Governador Sérgio Cabral
1 de 1 Governador Sérgio Cabral - Foto: Carlos Magno / Governo do Rio de Janeiro

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (2/12), que concluiu o inquérito relativo à primeira fase da Operação Calicute. Dezesseis pessoas foram indiciadas por crimes que vão de corrupção passiva e ativa, organização criminosa a lavagem de dinheiro. Entre elas, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e a mulher dele, Adriana Ancelmo.

A PF anunciou ainda que serão instaurados outros inquéritos policiais para aprofundamento de novas vertentes da investigação. Entre os crimes que poderão ser investigados mais adiante, estão a concessão de incentivos fiscais pelo Estado do Rio a empresas privadas, como joalherias, e a sonegação fiscal.

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB), preso sob acusação de comandar um esquema de corrupção em obras públicas durante seu governo (janeiro de 2007 a abril de 2014), continua no cárcere, em Bangu 8. Outros nove acusados, entre eles, ex-secretários de Estado, também estão na prisão.

A ex-primeira dama do Estado Adriana Ancelmo também vai responder pelo suposto esquema. O casal é acusado de ter comprado cerca de R$ 6 milhões em joias, em suposta operação de lavagem de dinheiro que teria sido paga por empreiteiras. Em depoimento à PF, Cabral negou os crimes. A Operação Calicute foi desencadeada em 17 de novembro.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?