metropoles.com

Pesquisa XP/Ipespe: Lula lidera em 1º turno com distância de Bolsonaro

Em cenário com o ex-presidente apoiando Fernando Haddad, o petista fica em 2º (13%), atrás do candidato do PSL (20%)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT
1 de 1 julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pesquisa XP Investimentos/Ipespe restrita a clientes pela corrida ao Palácio do Planalto, a qual o Metrópoles teve acesso, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em primeiro turno, com boa margem de diferença para o segundo colocado, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Os consultados apontaram 32% de preferência pelo petista contra 20% do militar reformado.

No cenário de nomes à Presidência da República com Lula, brancos e nulos somam 15%, acima de Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede), todos com 7%. Alvaro Dias (Podemos) tem 4%, à frente de João Amoêdo (Novo), 2%; Cabo Daciolo (Patriota), 1%; e Henrique Meirelles (MDB), 1%. Os outros postulantes não pontuaram.

A intenção de votos feita pelo XP/Ipespe ouviu 1 mil pessoas entre 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos para cima ou para baixo. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme prevê a legislação.

No cenário sem Lula e com Fernando Haddad (PT) na jogada, Jair Bolsonaro tem 23% – mesmo percentual de brancos e nulos – contra 12% de Marina Silva e 8% de Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, cada. O ex-prefeito de São Paulo soma 6%.

Quando a pesquisa indica que Haddad é o nome apoiado por Lula, o petista cresce e passa para a segunda colocação. Nesse contexto, brancos e nulos têm 26%, seguido por Jair Bolsonaro, com 20%, e Fernando Haddad, com 13%. Marina Silva aparece logo depois com 9%, acima de Alckmin e Ciro Gomes, ambos com 8%.

Segundo turno
A pesquisa XP investimentos/Ipespe também levantou cenários de segundo turno. Quando a disputa é entre Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, o tucano soma 36%, contra 35% de brancos e nulos e 23% do petista.

Entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente alcança 45% contra 33% do candidato do PSL e 20% de brancos e nulos. Quando o ex-paraquedista do Exército Brasileiro enfrenta Fernando Haddad, o militar vence por 38%. O plano B do PT fica com 32%. Nesse panorama, brancos e nulos somam 27%.

Na avaliação entre Bolsonaro e Geraldo Alckmin, o militar reformado atinge 34%, contra 33% do tucano e 30% de brancos e nulos. Já entre Marina e o nome do PSL, a ex-ministra do Meio Ambiente vence por 37%, contra 33%. Brancos e nulos: 26%.

Nas consultas com Ciro Gomes, o pedetista perde para Alckmin, com 33% para o tucano e 28% para Ciro, ambos atrás dos 35% de brancos e nulos. Quando o adversário é Bolsonaro, Ciro empata: ambos com 32%, 2% a menos do que o percentual de brancos e nulos, de 34%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?