metropoles.com

Pesquisa Metrópoles/FSB: Jair Bolsonaro lidera isolado no DF para presidente

O candidato do PSL ao Planalto tem 34% das intenções de voto, contra 13% de Ciro Gomes (PDT), segundo colocado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados
Jair Bolsonaro na Sessão para votar o pedido de cassação do mandato do deputado André Vargas
1 de 1 Jair Bolsonaro na Sessão para votar o pedido de cassação do mandato do deputado André Vargas - Foto: Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) lidera com folga a intenção de votos dos brasilienses na disputa pelo Palácio do Planalto. É o que mostra pesquisa encomendada pelo Metrópoles ao Instituto FSB. Ele tem 34% da preferência, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 13%, uma diferença de 21 pontos percentuais.

Marina Silva (Rede) aparece em terceiro lugar com 11%, o que significaria um empate técnico com Ciro Gomes, pois a margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais. Em quarto, está Geraldo Alckmin (PSDB) com 5%, seguido por Fernando Haddad (PT), 4%.

Álvaro Dias (Podemos) tem 3%; João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB), 2%. Guilherme Boulos tem 1% e os outros quatro entre os 13 postulantes: Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram.

Brancos e nulos chegam a 4%. Não sabem ou não responderam somam 9%. Além disso, 11% dos eleitores não votariam em nenhum dos nomes que concorrem a uma vaga de presidente da República.

Arte/Metrópoles

A avaliação é baseada em entrevistas feitas com 1.072 eleitores do DF, entre os dias 7 e 9 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06613/2018. Em função dos arredondamentos, os totais podem dar entre 99% e 101%.

A pesquisa foi realizada após o atentado contra Bolsonaro em Juiz de Fora (MG), durante uma agenda de campanha. O candidato foi esfaqueado, passou por cirugia e está internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em estado grave, mas estável.

Intenção de voto espontâneo
Na pesquisa espontânea, em que o pesquisador pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, Bolsonaro recebeu 30% das intenções de votos. Ciro Gomes vem atrás com 9% e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 8%, mesmo sem ter o registro autorizado pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE). A diferença entre Bolsonaro e Ciro permanece a mesma: 21 pontos percentuais.

Nessa amostragem, Marina Silva tem 6% das intenções. Geraldo Alckmin, 3%; Álvaro Dias, 2%; Fernando Haddad, 2%; João Amoedo, 2% e Henrique Meirelles, 1%. A quantidade de pessoas que não sabe em quem votar cresce para 22%. E 12% não votariam em ninguém. O total de votos brancos e nulos é de 3% e 1% não respondeu.

Arte/Metrópoles

Na pesquisa de intenção de voto espontânea 38% dos entrevistados não citam nomes. Na estimulada, 24% não citam nomes.

A pesquisa Metrópoles/FSB foi encomendada com o intuito de mapear as opiniões e percepções da população do DF sobre o cenário para as eleições de 2018, bem como avaliar a qualidade de vida no DF, qualificar a atuação do GDF e identificar os principais problemas da região.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?