metropoles.com

Pesquisa BTG/FSB: Sem Lula, Bolsonaro e Ciro devem disputar 2º turno

Candidato do PSL lidera cenário sem o petista, com 26% das intenções de voto. Ciro tem 12%, enquanto Marina está em terceiro e soma 11%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
planalto1
1 de 1 planalto1 - Foto: null

Com o indeferimento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a corrida pelo Palácio do Planalto tende a ficar mais equilibrada. De acordo com pesquisa encomendada pelo banco BTG Pactual ao Instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (3/9), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva estão empatados tecnicamente na disputa pelo segundo lugar. Com uma leve vantagem, o pedetista disputaria o segundo turno com Jair Bolsonaro (PSL), caso a eleição fosse hoje.

O deputado pelo Rio de Janeiro lidera cenário sem o petista. O parlamentar soma 26% das intenções de voto. Ciro tem 12%. Enquanto isso, Marina alcança 11%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Geraldo Alckmin vem em quarto lugar, com 8%.

Na iminência de substituir Lula como cabeça de chapa, Fernando Haddad está em quinto lugar, com 6%. O ex-prefeito paulistano reúne-se nesta segunda com Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

No levantamento, João Amoêdo (Novo) atinge 4%, alcançando o sexto lugar. O empresário está à frente de Alvaro Dias (Podemos), com 3%. Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSol) e Cabo Daciolo (Patriota) têm 1%, cada. Somados, os demais candidatos não pontuam. São eles: José Maria Eymael (DC), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).

Com base na consulta, 18% dos eleitores não têm nenhum candidato de preferência, no momento. Outros 4% votariam em branco ou nulo, 5% estão indecisos e 1% não respondeu ao questionamento.

E se Lula fosse candidato?
Caso o ex-presidente tivesse seu registro autorizado pela Justiça, o petista teria hoje 37% das intenções de voto. Bolsonaro, 22%. Ciro surgiria em terceiro, com 7%. Alckmin e Marina alcançariam, respectivamente, 6% e 5%. Amoêdo (4%), Alvaro (3%), Boulos (1%), Meirelles (1%) e Daciolo (1%) vêm em seguida.

Nesse cenário, 9% dizem não ter candidato de preferência. Outros 2% poderiam votar em branco ou nulo, e 2% demonstraram indecisão.

Realizada durante o fim de semana (1º e 2 de setembro), a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01057/2018. O levantamento consultou 2 mil eleitores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?