metropoles.com

Pesquisa: 78% dos brasileiros defendem fim do foro privilegiado

Consultados acreditam que acabar com o benefício ajuda a combater a impunidade no país. STF retoma julgamento do caso nesta quarta (2/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministro STF Teori Zavascki – Brasília, DF – 16/03/2016
1 de 1 Ministro STF Teori Zavascki – Brasília, DF – 16/03/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Uma pesquisa da organização não governamental Avaaz, divulgada pelo Ibope nesta quarta-feira (2/5), aponta que 78% dos brasileiros querem o fim do foro privilegiado. A entidade ouviu mil pessoas de todo o Brasil entre os dias 23 e 25 abril.

Ainda de acordo com o estudo, 12% dos entrevistados defendem a manutenção do benefício, enquanto 10% não souberam opinar. Além disso, 77% dos consultados acreditam que acabar com o foro ajuda a combater a impunidade no país.

Segundo Diego Casaes, coordenador da Avaaz, o levantamento revela a intolerância da sociedade com a corrupção e privilégios. “A população está cansada de observar esse tipo de proteção sendo oferecida a quem comete crimes. Isso é reflexo das recentes investigações da polícia e dos escândalos políticos nos últimos anos”, opinou.

Julgamento
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar na sessão plenária desta quarta-feira (2/5) o julgamento sobre o foro privilegiado. A tendência é que prevaleça o entendimento defendido pelo ministro Luís Roberto Barroso: políticos só terão direito ao benefício se o crime cometido tiver ocorrido no exercício do mandato e tiver relação com o cargo ocupado.

Para Diego Casaes, a mudança é um passo importante no combate à corrupção. “Ainda temos de analisar como isso será aplicado, assim como não sabemos o alcance das mudanças, caso ocorram. A expectativa da população também é de que a Justiça torne-se mais eficiente a partir daí, desafogando o STF.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?