Paulo Coelho pede desculpas por ofensa de Bolsonaro a Brigitte Macron
Em vídeo aos franceses, escritor afirma que presidente age com “histeria” e que o Brasil vive “momento de escuridão”
atualizado
Compartilhar notícia
O escritor Paulo Coelho se desculpou com os franceses pelo que considerou uma “histeria” do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em relação aos comentários sobre a mulher do presidente Emannuel Macron, Brigitte Macron.
Em um vídeo publicado no Twitter, o escritor, em francês, diz que “enquanto a Amazônia arde”, o governo Bolsonaro “não possui qualquer argumento e apenas insulta, nega, diz qualquer coisa para evitar assumir sua responsabilidade”.
Coelho, que atualmente vive na Suíça, afirma ainda que o Brasil vive um “momento de escuridão”, que passará como “passa a noite”.
“Esse vídeo é um pedido de desculpas pela crise de histerismo provocada por Bolsonaro em relação à França, ao presidente da França e a maneira como ele e o ministro estão reagindo às queimadas na Amazônia. O presidente e o ministro só utilizam argumentos de insulto, negação e dizer ‘não importa o quê’ (…) É um momento tenebroso para o Brasil que vai passar, assim como a noite também passa (…) Agora, não podemos fazer nada. Não podemos nem mesmo fazer uma denúncia, porque as pessoas têm medo do que pode voltar para elas como resposta a manifestação. Mas fiz questão de estar aqui para dizer isso a vocês. Peço mil perdões pelo o que está acontecendo”, diz o escritor no vídeo.
Confira o vídeo na íntegra:
Au peuple français pic.twitter.com/MWGG1koMbx
— Paulo Coelho (@paulocoelho) August 26, 2019
Entenda
Um comentário do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais rendeu uma série de respostas e levou a hashtag #calabocabolsonaro para a terceira posição entre os assuntos mais comentados no Twitter do Brasil no último domingo (25/08/2019).
Na postagem, um seguidor de Bolsonaro comenta a polêmica que envolve o chefe do Executivo brasileiro e o presidente Emmanuel Macron. Ele diz que o mandatário do país europeu tem inveja de Bolsonaro ao publicar uma foto dos dois presidentes ao lado das respectivas esposas.
Bolsonaro, então, responde o seguidor: “Não humilha, cara. Kkkkkkk”. O comentário, no entanto, logo provocou a reação dos internautas, que o acusaram de machista por desrespeitar a esposa de Macron e a própria primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Em resposta, Macron disse que o comentário sobre Brigitte foi “triste” e “extremamente desrespeitoso”. Segundo o chefe de Estado da França, os brasileiros “merecem um presidente que esteja à altura do cargo”.
Bolsonaro deu uma contra resposta à Macron, afirmando que não ofendeu a mulher do mandatário francês. “Alguém colocou a foto lá e eu falei para não falar besteira”, alegou. Após se irritar com a insistência dos repórteres, frisou que jornalistas não merecem consideração. Logo depois, encerrou a coletiva.