metropoles.com

Para Mourão, regime de 64 “não foi ditadura, mas governo autoritário”

Em seminário, o vice-presidente também falou sobre a alta do presidente Jair Bolsonaro, no fim da tarde desta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
mourao
1 de 1 mourao - Foto: Reprodução

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, declarou que o período iniciado em 1964 não se tratava de uma ditadura, e sim de um governo autoritário. A afirmação foi feita durante o seminário de abertura do ano da revista Voto, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (13/2).

Em seu discurso, Mourão fez um resumo da história do Brasil, começando com o descobrimento das Américas, em 1492, até os dias atuais, com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O vice-presidente destacou que Bolsonaro foi eleito porque entendeu o sentimento de mudança desejado pela sociedade brasileira. Mourão disse, também, que o presidente utilizou “uma nova metodologia de se dirigir à população, com poucos recursos”.

Para o vice, a tarefa agora é a de romper o “imobilismo” e “a política do toma lá dá cá”, com uma nova forma de fazer indicações políticas e de se relacionar com o Congresso.

Ao falar sobre a época da ditadura, o vice-presidente disse que houve uma ruptura em 1964, com a queda do presidente João Goulart. No entanto, Mourão disse que aquilo que alguns chamam de ditadura, ele prefere chamar de governo de presidentes militares. Mourão ponderou, no entanto, que o período foi marcado por um governo autoritário, uma vez que o poder foi exercido por meio do ato institucional número 5 (AI5) por 10 anos.

O vice-presidente também falou sobre a necessidade de priorizar a segurança pública e defendeu a reforma da previdência.

Na palestra, o vice comemorou a alta hospitalar de Bolsonaro, confirmada pelo Palácio do Planalto pela manhã. “Temos a alegria de saber que no início da tarde de hoje o presidente Jair Bolsonaro está retornando”, afirmou. Mourão afirmou, ainda, que o presidente está “recuperado, capacitado e com determinação para assumir tarefas”. Com informações da Agência Estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?