metropoles.com

Para José Dirceu (PT), escândalo do Mensalão não existiu: “Uma farsa”

Ex-ministro de Lula concedeu entrevista ao Metrópoles nesta terça-feira (28/8) e falou sobre política e seu livro Memórias, Volume I

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-08-28 at 17.22.28
1 de 1 WhatsApp Image 2018-08-28 at 17.22.28 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Condenado a 30 anos e 9 meses de prisão, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, o ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou que o escândalo do Mensalão não existiu. A declaração foi dada em entrevista ao Metrópoles nesta terça-feira (28/8).

“Mensalão é uma farsa, não houve Mensalão. O meu caso é tão absurdo. Não se podia processar deputado afastado por falta de decoro. E, no meu caso, por 7 x 4, o Supremo Tribunal Federal [STF] mudou a jurisprudência”, afirmou.

No âmbito da Operação Lava Jato, Dirceu foi denunciado pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. De acordo com as investigações da Polícia Federal, ficou comprovado que o ex-ministro comandava um esquema de recebimento de propina beneficiando o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque.

Assista à entrevista:

 

O périplo para o lançamento da obra se assemelha a uma campanha eleitoral. O petista percorrerá o país para divulgar o livro. Em 4 de setembro, ele estará no Rio de Janeiro. O lançamento ocorrerá no Circo Voador, às 19h. Depois, o ex-ministro segue em maratona. Vai a Vitória, no Espírito Santo, percorrerá todo o Nordeste, até chegar em Belém. Tudo a bordo de um micro-ônibus. Só em seguida, voltará a Brasília, o que provavelmente ocorrerá depois das eleições.

O primeiro volume concentra as memórias de Dirceu até o início do Mensalão. Na publicação, ele expõe fatos sobre os principais líderes da política brasileira nos últimos 50 anos. Aborda sua luta contra a ditadura militar, a redemocratização, a derrubada do presidente Fernando Collor, a oposição aos governos de Fernando Henrique Cardoso, a eleição de Lula e Dilma, e o atual momento político do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?