metropoles.com

Oposição prepara convocações de Guedes, Weintraub e Wajngarten

A ideia é desgastar o governo por meio de questionamentos no Congresso sobre problemas no INSS, no Enem e na Secom

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/ Especial para o Metrópoles
Abraham Weintraub franze os olhos
1 de 1 Abraham Weintraub franze os olhos - Foto: André Borges/ Especial para o Metrópoles

Lideranças da oposição divulgaram nesta segunda-feira (03/01/2020) um cardápio de prioridades para o primeiro semestre com o objetivo de desgastar o governo. Entre as ações listadas, estão a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para dar explicações sobre a condução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerada desastrosa, o chamamento do ministro da Economia, Paulo Guedes, que será questionado a respeito dos problemas na concessão de benefícios do INSS.

Outro auxiliar do presidente Jair Bolsonaro que está na mira da oposição é o secretário especial de Comunicação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República (Secom), Fábio Wajngarten. Os parlamentares querem cobrar dele explicações sobre contratações e gastos de recursos públicos relacionados à pasta que comanda.

“Se o governo Bolsonaro imaginava que, porque o Congresso estava em recesso em janeiro, os absurdos de sua gestão nesse período passariam em branco, estava completamente enganado. O Parlamento tem responsabilidade com o Brasil e iremos cumprir nosso papel. Voltamos com força total”, destacou o líder da oposição Alessandro Molon, nesta segunda-feira, início oficial do ano legislativo.

Restrições a cientistas
Além dessas convocações, a oposição quer aprovar um projeto de decreto legislativo que susta as restrições da Portaria n° 2.227, de 31 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, que “dispõe sobre os procedimentos para afastamento da sede e do país e concessão de diárias e passagens em viagens nacionais e internacionais, a serviço, no âmbito do MEC”.

A portaria restringe o número de deslocamentos por cientistas e pesquisadores brasileiros, mesmo sem despesa do governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?