metropoles.com

Oposição consegue assinaturas e protocola pedido de CPI da Vaza Jato

Grupo de deputados de partidos de esquerda quer investigar atuação do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sergio-Moro3
1 de 1 Sergio-Moro3 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Parlamentares de partidos de oposição ao governo Jair Bolsonaro conseguiram as assinaturas necessárias e protocolaram, nesta quinta-feira (12/09/2019), na Câmara dos Deputados, pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as revelações da chamada “Vaza Jato” – série de reportagens do site The Intercept Brasil e veículos parceiros que põe em dúvida a atuação do então juiz federal encarregado da Operação da Lava Jato e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da força-tarefa em Curitiba, comandada pelo procurador Deltan Dallagnol.

Os deputados alegam que as mensagens hackeadas e entregues ao Intercept revelam “conluio para fraude processual, manipulação de provas para condenar acusados, prevaricação com o uso das operações para lucro pessoal e anseios políticos”.

O pedido de abertura da CPI da Vaza Jato é assinado pelos deputados André Figueiredo (PDT), Alessandro Molon (PSol), Daniel Almeida (PCdoB), Ivan Valente (PSol), Jandira Feghali (PCdoB), Orlando Silva (PCdoB), Paulo Pimenta (PT) e Tadeu Alencar (PT).

Segundo o regimento da Câmara, é necessário o apoio de um terço do total de deputados, o que corresponde a ao menos 171 assinaturas, para o pedido de instauração da CPI.

Caberá agora ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que vive uma relação tensionada com o governo, mas costuma agir em defesa de boa parte das pautas econômicas da gestão Bolsonaro, encaminhar a questão. Parlamentares aliados do governo tentarão adiar o quanto puderem a instalação do colegiado.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?