metropoles.com

Onyx diz que governo espera cortar mais 25 mil comissionados

Presidente Jair Bolsonaro (PSL) editou mais um decreto com critérios para nomeações em cargos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni (PL-RS) foi um ministro coringa de Bolsonaro, tendo comandado a Casa Civil, o Ministério da Cidadania, a Secretaria-Geral da Presidência e o Ministério do Trabalho e da Previdência
1 de 1 Onyx Lorenzoni (PL-RS) foi um ministro coringa de Bolsonaro, tendo comandado a Casa Civil, o Ministério da Cidadania, a Secretaria-Geral da Presidência e o Ministério do Trabalho e da Previdência - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o governo pretende cortar mais 25 mil cargos comissionados no prazo de 100 dias. A afirmação foi feita após a cerimônia de comemoração de 200 dias de governo, no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (18/07/2019).

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou, nesta tarde, um decreto com critérios para nomeações em cargos públicos, como idoneidade moral e reputação “ilibada”, perfil profissional adequado às suas funções e estar dentro da lei. 

No mês de maio, o governo editou um decreto que instituiu o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas, conhecido como “banco de talentos”, para a ocupação de vagas na administração federal.

“A medida é de caráter geral. O banco de talentos continua existindo. O que nós estamos trabalhando e o que a gente espera, lá nos 300 dias [de governo], anunciar é mais 25 mil cargos em comissão cortados. Já cortamos 21 mil, vamos caminhar para os 25 mil”, declarou. 

Lorenzoni disse que, nas universidades e institutos federais, há cerca de 60 mil comissionados e que o Partido dos Trabalhadores (PT) “aparelhou convenientemente” as instituições.

“Onde o que menos importa é a qualidade, e o que mais importa são as ações políticas. Vocês acham que as ações políticas feitas na área estudantil vêm de onde? Temos clareza sobre isso. Com zelo, respeito e critério, nós vamos enxugar bem enxugado”, finalizou.

O governo acredita que, seguindo as restrições do novo decreto, evitam-se indicações que ferem princípios de impessoalidade, moralidade e eficiência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?