metropoles.com

Onyx demite secretário responsável pelo Bolsa Família

Programa é alvo de deputados que querem reformular a política. Mudanças gerariam gasto de R$ 9 bilhões a mais para União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni – Ministro da Casa Civil
1 de 1 Onyx Lorenzoni – Ministro da Casa Civil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As mudanças promovidas pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, continuam — até agora, três rodadas de demissões exoneraram 22 pessoas. Nesta quarta-feira (04/03/2020), o titular da pasta desligou do cargo o secretário Especial do Desenvolvimento Social, Welington Coimbra.

Ele era responsável pelo programa Bolsa Família, uma das principais políticas da pasta e que tem chamado a atenção de parlamentares.

O cargo, contudo, não ficou vago. Onyx nomeou o pastor Sérgio Augusto de Queiroz para o posto. Procurador da Fazenda Nacional, o religioso estava na chefia da Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Propostas de reformulação do Bolsa Família começaram a ser discutidas paralelamente no Executivo e no Legislativo, com pontos divergentes – e, até o momento, sem diálogo entre ambas as partes.

Capitaneados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deputados apresentaram uma série de propostas para a reformulação do Bolsa Família, no sentido de desenvolver uma agenda social própria do Congresso.

Comissão mista que avalia a Medida Provisória nº 898/2019, responsável por instituir o pagamento de 13° salário do Bolsa Família, aprovou nessa terça-feira (03/03) o relatório de Randolfe Rodrigues (Pode-AP), que torna permanente o benefício. Originalmente, o texto do governo federal previa o pagamento apenas em 2020.

Dentre as mudanças propostas pelos parlamentares para o Bolsa Família, estão tornar o programa uma política de Estado, elevar as linhas de pobreza e de extrema pobreza para que mais pessoas sejam atendidas e aumentar o valor dos benefícios. O impacto nas contas públicas previsto com as mudanças é de R$ 9 bilhões a mais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?