metropoles.com

“O Brasil não tem preço”, diz Bolsonaro sobre dinheiro do G7

O presidente brasileiro recusou ajuda de 20 milhões de euros para combater os incêndios na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Ao comentar a recusa de recursos oferecidos por países do G7 na ordem de 20 milhões de euros — cerca de R$ 91 milhões — para combate a incêndios na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que o “Brasil não tem preço” e que “20 milhões ou 20 trilhões são a mesma coisa”. A declaração foi feita no Palácio da Alvorada, após reunião com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, nesta quarta-feira (28/08/2019).

“Parece que 20 milhões de euros é o nosso preço. O Brasil não tem preço, 20 milhões ou 20 trilhões são a mesma coisa para nós. Qualquer ajuda, como disse o Piñera, de forma bilateral, podemos aceitar até porque no futuro poderemos também ajudar outro país que tenha um problema semelhante”, disse Bolsonaro.

O presidente brasileiro ratificou a condição para receber ajuda dos países ricos. Bolsonaro exige do presidente da França, Emmanuel Macron, um pedido de desculpas por tê-lo chamado de mentiroso e por ter, segundo o chefe do Executivo brasileiro, ofendido a soberania brasileira sobre a floresta ao propor uma “internacionalização” da Amazônia.

“No tocante ao governo francês, o fato de me chamar de mentiroso e de por duas vezes falar que a soberania da Amazônia tem que ser relativizada, somente após ele se retratar do que falou no tocante a minha pessoa, que representa o país como presidente eleito, sem problema nenhum, voltamos a conversar”, sinalizou o presidente.

Piñera, por sua vez, evitou polemizar a respeito da recusa dos recursos por parte do governo brasileiro. “Cada país saberá qual colaboração quer receber e qual não quer receber”, disse o chileno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?