metropoles.com

Nova CPMF: presidente ainda terá que decidir, diz Mourão

Presidente em exercício confirma que o governo quer um “imposto sobre transações”, mas que a ideia não foi ainda aprovada por Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Saque Certo – FGTS
1 de 1 Saque Certo – FGTS - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ganha cada vez mais força dentro do governo a ideia de se criar um imposto nos moldes da antiga CPMF, ou, como prefere o presidente em exercício, Hamilton Mourão, um “imposto sobre transações”.

CPMF, não, seria um imposto sobre transações”, disse o vice, em conversa com a imprensa ao deixar seu gabinete no Palácio do Planalto no início da noite desta terça-feira (10/09/2019).

“É uma ideia que o governo tem. Eu já conversei com o professor Marcos Cintra [Secretário da Receita Federal], mas a ideia ainda não foi apresentada ao presidente. É o presidente que decide”, concluiu Mourão.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem um histórico de negativas à possibilidade de recriação da CPMF, mas, há uma semana, abriu espaço para a possibilidade em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo: “Já falei para o [Paulo] Guedes: para ter nova CPMF precisa ter uma compensação pras pessoas”, disse, sem entrar em detalhes.

A ideia também enfrenta forte resistência no Congresso. Nesta terça, o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), por exemplo, voltou a dizer que vê dificuldade na aprovação da criação de um novo imposto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?