No Planalto, mulher hasteia bandeira brasileira pela primeira vez
A participação da militar, que é técnica em enfermagem dos Dragões da Independência, marca do Dia Internacional da Mulher
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez na história, uma mulher militar foi responsável pelo hasteamento da bandeira brasileira e do Mercosul na manhã desta sexta-feira (8/3) no Palácio do Planalto, em Brasília. A sargento Kareen Samya Souza pertence ao 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, oficialmente chamado de Dragões da Independência.
A cerimônia ocorre diariamente com seus integrantes usando os trajes históricos. A participação histórica marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher.
A sargento é técnica em enfermagem dos Dragões da Independência e foi a escolhida para realizar a rotina ao som do clarim, às 8h10.
A cerimônia durou 30 minutos e, no final da tarde, ela também será responsável pela retirada da bandeira na cerimônia que será acompanhada pela Banda de Música dos Dragões.
Os Dragões são responsáveis pela guarda da Presidência da República e por todo o cerimonial militar do Palácio do Planalto. A história do 1º Regimento de Cavalaria do Exército se inicia com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808.
Realizado diariamente, o hasteamento sempre foi feito por homens.