metropoles.com

No dia de Natal, Bolsonaro brinca com drone no Alvorada

Modelo operado pelo presidente é um Mavic 2, principal máquina da DJI – fabricante chinesa de veículos aéreos não tripulados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
21/12/2019 Conversa com a imprensa no Palácio da Alvorada
1 de 1 21/12/2019 Conversa com a imprensa no Palácio da Alvorada - Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aproveitou o feriado de Natal para estrear um novo “brinquedo”. Na manhã desta quarta-feira (25/12/2019), o chefe do Executivo operou um drone no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

A aeronave sobrevoou a área onde o presidente mora por alguns minutos, passando pela Bandeira Nacional e pelo local onde ficam os visitantes e a imprensa, do lado de fora.

O voo surpreendeu até integrantes da segurança do Alvorada. “Águia operando drone” foi a informação repassada aos servidores, revelando que o equipamento estava sendo controlado pelo próprio presidente da República, chamado de “águia” pelos seguranças.

Autorização específica
O modelo operado por Bolsonaro é um Mavic 2, principal drone da DJI – fabricante chinesa de veículos aéreos não tripulados. O uso desses equipamentos na área da residência oficial só é permitido com autorização específica.

O equipamento controlado pelo presidente é de uso pessoal. Neste primeiro ano do mandato de Bolsonaro, a Presidência da República autorizou uma licitação para compra de sistema de proteção contra drones, de até R$ 2,2 milhões, para segurança do chefe do Planalto e do vice-presidente Hamilton Mourão.

Além disso, Bolsonaro já defendeu um projeto de lei para autorizar o uso de drones em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), quando o Exército é chamado para atuar em situações específicas no País.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?