No Congresso, Bolsonaro diz que norte da democracia é a Constituição
Presidente eleito participou de sessão solene em homenagem à Carta Magna antes de cumprir extensa agenda de compromissos em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente eleito, Jair Bolsonaro declarou nesta terça-feira (6/11), em discurso durante sessão solene em homenagem à Constituição, que o cumprimento dos preceitos constitucionais é o “norte” de uma democracia.
O próximo titular do Palácio do Planalto chegou ao evento pouco antes das 10h. O local escolhido para a cerimônia foi o Congresso Nacional – classificado por Bolsonaro como “um dos centros do poder”.
“Na topografia, existem três nortes, o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Na democracia, só um norte, é o da nossa Constituição”, salientou o futuro chefe do país, ao lado de autoridades dos Três Poderes, como o presidente Michel Temer.
Bolsonaro destacou o compromisso das autoridades dos Três Poderes presentes com o respeito à Constituição. “A responsabilidade é de todos nós”, disse. Ao fazer referência ao seu governo à frente do Executivo nacional, Bolsonaro afirmou que o país “tem tudo para ser uma grande nação”. “Vamos continuar construindo o Brasil que nosso povo merece”, ressaltou.
Contrariando expectativas do meio político, a sessão contou com poucos participantes. Em discurso de abertura da cerimônia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), frisou a importância da Constituição no regime democrático. “Devemos sempre respeitá-la e, principalmente, cumpri-la”, pontuou.
O presidente eleito deixou a cerimônia antes do fim, depois de improvisar um discurso não previsto. Em sua chegada ao Congresso Nacional, Bolsonaro se disse “muito feliz” por retornar à Câmara. Ele desembarcou na Base Aérea de Brasília às 8h55.
Bolsonaro viajou acompanhado de aliados. Entre eles, o advogado e correligionário Gustavo Bebianno. Forte esquema de segurança opera o deslocamento de Bolsonaro desde a Base Aérea até o Congresso Nacional.