metropoles.com

Netanyahu vem à posse e terá encontros privados com outros presidentes

Primeiro-ministro de Israel confirmou presença em transmissão de cargo a Bolsonaro. Compromissos incluem reunião com secretário dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Haim Zach / GPO
1 de 1 Haim Zach / GPO - Foto: null

Depois de confirmar, voltar atrás e deixar no ar se prestigiaria ou não a posse de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, confirmou que virá mesmo à cerimônia de transmissão de cargo ao próximo presidente do Brasil, no dia 1º de janeiro.

A agenda do chefe de Estado israelense, à qual o Metrópoles teve acesso, mostra, ainda, que Netanyahu terá reuniões fechadas com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, além de encontros com os presidentes de Honduras, Juan Orlando Hernández, e do Chile, Sebastian Pinera. Todos estarão em Brasília no primeiro dia do ano.

Netanyahu foi o primeiro chefe de Estado a confirmar presença na solenidade de condução de Jair Bolsonaro à Presidência da República. No entanto, sua vinda ao evento foi posta em dúvida porque ele enfrenta problemas internos em Israel: o Parlamento do país foi dissolvido nessa quarta-feira (26/12), marcando o início antecipado da campanha de sucessão de Benjamin Netanyahu.

Inicialmente, as eleições ocorreriam em novembro de 2019, mas agora serão em abril, após o Parlamento do país deixar de apoiar o atual primeiro-ministro. As primárias do partido do premier, que tentará a reeleição, serão realizadas em fevereiro.

De acordo com a agenda do chefe de Estado israelense, ele chegará ao Brasil já na manhã desta sexta-feira (28). Netanyahu desembarcará no Rio de Janeiro, onde terá uma primeira reunião com Bolsonaro e, depois, com os futuros ministros da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Os compromissos de sábado (29) ainda não foram definidos. Mas, no domingo (30), Netanyahu concederá entrevistas a jornalistas brasileiros e se encontrará com judeus que vivem no país. Na segunda-feira (31), o primeiro-ministro seguirá no Rio de Janeiro, onde se encontrará com formadores de opinião. Apenas no dia 1º de janeiro, chega a Brasília para a cerimônia de posse de Bolsonaro e encontros com os demais chefes de Estado. No mesmo dia, deixa o Brasil.

A presença de Netanyahu na posse de Bolsonaro é estratégica. Isso porque o próximo presidente do Brasil já afirmou que levará adiante a ideia de mudar a embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, medida já adotada pelos Estados Unidos. Pelo Twitter, na terça-feira (25), Bolsonaro anunciou que o futuro ministro de Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, irá a Israel em janeiro a fim de negociar parcerias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?