“Não é chegou, vai entrando”, diz Bolsonaro sobre OCDE
Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente afirmou que “o Brasil vai ter a sua hora” de entrar na organização
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) minimizou na noite desta quinta-feira (10/10/2019), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a decisão dos Estados Unidos de recomendar a entrada imediata de Argentina e Romênia na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), deixando o Brasil para uma data futura e indefinida.
“Não é chegou, vai entrando. Eles fazem uma seleção. A seleção é a conta-gotas. Exatamente para que este novo país que entra cumpra todo o estatuto. O Brasil vai ter a sua hora”, disse Bolsonaro na live, com o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, ao lado. Heleno fez questão de colocar sobre a mesa uma cópia da nota emitida pela Embaixada dos Estados Unidos afirmando que o país mantém apoio à pretensão brasileira de entrar no grupo de países ricos e em desenvolvimento que compartilham políticas públicas mais liberais.
“Conversei com o Trump duas vezes. A primeira vez que estive com Donald Trump, pedi esse apoio. Mas não depende só dele”, continuou Bolsonaro. O presidente então afirmou que “dois países estavam na frente, Argentina e Romênia”, e que o Brasil não quer “torcer para que ninguém fique para trás”.
E prosseguiu: “Eles fazem um país da América do Sul e um da Europa, um rodízio”.