metropoles.com

MST a Bolsonaro: GLO rural é “licença para matar a luta social”

Representantes dos sem-terra afirmam que denunciará às cortes internacionais de direitos humanos qualquer ato contra manifestações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reagiu ao anúncio do presidente da República, Jair Bolsonaro de que pretende usar as forças de segurança para ações de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) destinadas a conflitos no campo.

De acordo com o coordenador nacional do MST, Alexandre Conceição, trata-se de mais uma ideia “fascista e discriminatória” do governo. Ele afirma que o movimento pretende denunciar qualquer ato contra manifestações, ocupações e protestos às cortes internacionais de direitos humanos.

“É uma licença para matar a luta social, para matar pessoas, que estão lutando pelo seu direito que a Constituição garante. Então é um governo que a gente precisa denunciar, não só aqui no Brasil, mas nas cortes internacionais de direitos humanos”, disse Conceição, em entrevista ao Metrópoles.

Para ele, a edição da chamada GLO Rural, anunciada nesta segunda-feira (25/11/2019) pelo presidente, é mais uma medida dentro de um arcabouço de ideias do governo no sentido de criminalizar os movimentos sociais.

“O MST se coloca completamente contrário a essa ideia fascista deste governo discriminatório. É um governo que vem perseguir a luta social. Luta social se revolve com desenvolvimento econômico, com distribuição de terra, de renda, colocando as famílias assentadas para produzir alimento”, disse.

“Essa ideia vem junto com a modificação da lei de terrorismo, a GLO com a proposta de excludente de ilicitude e, agora, a GLO do campo. É mais uma nesse conjunto de medidas

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?