metropoles.com

MPE pede apoio da Força Nacional nas eleições do Ceará

Procurador regional eleitoral diz que iniciativa é necessária para evitar abuso de poder e garantir a segurança do povo cearense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom
urna eletrônica
1 de 1 urna eletrônica - Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O procurador regional eleitoral Anastácio Nóbrega Tahim Júnior, do Ministério Público do Ceará (MPCE), deu parecer favorável à convocação da Força Nacional para garantir as eleições deste ano no estado. Ao longo das últimas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) já vinha consultando os juízes eleitorais para identificar quais municípios receberão as tropas.

A autorização do uso da força no Ceará depende ainda da aprovação pelo pleno do TRE-CE. Posteriormente, será feita consulta ao governador do estado, Camilo Santana. A palavra final ficará com o Tribunal Superior Eleitoral (TST), que, em caso de aprovação, encaminhará o pedido ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações.

Caso se confirme a autorização para o emprego da Força Nacional no pleito de outubro, o Ceará será o quinto estado a contar com esse apoio – tanto para garantir o exercício do voto quanto para assegurar a normalidade da apuração dos resultados. Piauí, Rio de Janeiro, Maranhão e Acre já tiveram o reforço autorizado pelo plenário do TSE.

O estado com maior número de municípios nos quais será necessária a presença da Força Nacional é o Piaui. Até o moimento, 114 municípios piauienses já contam com esse apoio, informou o TSE. Em segundo lugar está o Maranhão (72 municípios), seguido do Rio de Janeiro (41) e do Acre (11). Ainda não foram definidos os municípios cearenses que receberão as tropas da Força Nacional, caso seja autorizado.

Em seu parecer, Anastácio Tahim diz que o reforço do policiamento nas regiões mais vulneráveis do estado é necessário para evitar abuso de poder e garantir a segurança do povo cearense, para fazer uso das liberdades de expressão e de voto.

Tahim destacou também que o crime tem financiado e influenciado a política em muitos estados brasileiros, fazendo inclusive uso de arregimentação coercitiva de eleitores, o que “exige uma postura preventiva e repressiva prontificada e contundente por parte da administração pública federal”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?