metropoles.com

Mourão: revogação do decreto de armas ajuda na aprovação da proposta

O presidente em exercício disse que foi preciso adequar a iniciativa às demandas judiciais e do Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
Hamilton Mourão
1 de 1 Hamilton Mourão - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), declarou nesta quarta-feira (26/06/2019) que a revogação do decreto das armas foi um passo importante para garantir a aprovação do projeto, uma das principais bandeiras de Jair Bolsonaro (PSL). “O nosso governo foi eleito dentro dessa pauta, com o apoio à posse de arma dentro do limite do Estatuto do Desarmamento”, frisou.

Mourão explica que a mudança no formato da proposta — de decreto para projeto de lei — é uma tentativa do governo de adequar a iniciativa às demandas judiciais e do Congresso Nacional.

“O presidente mandou o decreto e o Congresso não concordou com o que estava ali. Houve também ações dentro do STF apontando inconstitucionalidade. Agora, vai haver um projeto de lei dentro daquilo que o presidente colocou e que os apoiadores concordam”, explicou.

Nessa terça-feira (25/06/2019), o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comunicou a líderes do Senado que o governo de Jair Bolsonaro revogou o decreto das armas. O ministro foi Congresso pedir ajuda para que a posse e o porte de armas fossem legalizados via projeto de lei.

Segundo os representantes partidários que se reuniram com Onyx, a mudança foi anunciada com a previsão de uma derrota na Câmara dos Deputados.

Na edição extra do Diário Oficial da União, publicada nessa terça-feira, o decreto das armas foi revogado e outros dois foram incluídos. Além disso, havia uma mensagem sobre o projeto de lei com o mesmo tema a ser encaminhado ao Congresso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?