metropoles.com

Moro falará para 4 comissões da Câmara dos Deputados nesta terça

O ministro dará esclarecimentos sobre conversas vazadas entre ele e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 27/03/2018 Debate pacote anticrime do governo federal, com ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Local: Senado Federal
1 de 1 Brasília (DF), 27/03/2018 Debate pacote anticrime do governo federal, com ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Local: Senado Federal - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é esperado, nesta terça-feira (02/07/2019), a partir das 14h, para ser ouvido na Câmara dos Deputados pelas comissões de Constituição e Justiça; de Trabalho; de Direitos Humanos; e de Fiscalização Financeira e Controle.

Os deputados querem esclarecimentos sobre conversas entre o então juiz Moro e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, em especial o coordenador Deltan Dalagnol, reveladas pelo site Intercept Brasil..

Na última quarta-feira (26/06/2019), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), recebeu a correspondência do Ministério da Justiça que informa a disposição de Sergio Moro em comparecer à Câmara.

“Está aqui em minhas mãos um documento do Ministério da Justiça, da assessoria do ministro Moro, no qual eles falam o seguinte: ‘Excelentíssimo senhor presidente, com os meus cordiais cumprimentos, de ordem informo a Vossa Excelência que o senhor ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, confirma sua participação em audiência pública nesta egrégia Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados em sessão conjunta, conforme sugerido, na data de 2 de julho de 2019, terça-feira que vem'”.

O ministro deveria ter comparecido à Câmara no último dia 26 para dar os esclarecimentos, mas cancelou a audiência porque estava nos Estados Unidos, o que revoltou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Helder Salomão (PT -ES).

Bastidores da Lava Jato
“Alguns deputados e as próprias comissões estão buscando entender por que o ministro não compareceu. Ele deve explicações à sociedade brasileira. Ele precisa se explicar. Ele precisa explicar os bastidores da Lava Jato”, afirmou Salomão.

Em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos na última semana, o fundador da página Intercept Brasil, o jornalista Glenn Greenwald, afirmou que houve “conluio” entre o então juiz Sergio Moro e os procuradores que atuam na Lava Jato. Para ele, as mensagens vazadas apontam parcialidade nas decisões de Moro.

O ministro da Justiça e os procuradores da Lava Jato negaram irregularidade nas conversas e duvidaram do conteúdo das mensagens. O ministro afirmou que o conteúdo tem origem ilícita. (Com informações da Agência Câmara)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?