metropoles.com

Ministra do STF dá 5 dias para Bolsonaro explicar decreto das armas

Rosa Weber, também relatora de ação da Rede, deve aguardar a resposta antes de decidir se suspende ou não de forma liminar o decreto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministra Rosa Weber no julgamento da chapa Dilma/Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
1 de 1 Ministra Rosa Weber no julgamento da chapa Dilma/Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber deu um prazo de cinco dias para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), explique o decreto assinado nesta semana que flexibiliza o porte de armas de fogo. As informações são de O Globo.

Rosa Weber é a relatora da ação protocolada pelo partido Rede Sustentabilidade, que considera o decreto um “verdadeiro libera geral” e “põe em risco a segurança de toda a sociedade e a vida das pessoas”. A ministra deve aguardar a resposta antes de decidir se suspende ou não de forma liminar o decreto.

A ministra deu o mesmo prazo para que o Ministério da Justiça, comandado por Sergio Moro, dê as suas justificativas para o mesmo documento. Ela também abriu a possibilidade de manifestações para Advocacia-Geral da União (AGU), Procuradoria-Geral da República (PGR), Senado Federal e Câmara dos Deputados.

No despacho, a ministra Rosa Weber não dá qualquer sinalização sobre sua eventual decisão. Ela limita-se a reproduzir os argumentos apresentados na ação pela Rede.

Entenda
Um decreto publicado na quarta-feira (08/05/2019) no Diário Oficial da União (DOU) ampliou o porte de armas de fogo para um conjunto de profissionais. Entre os beneficiados, estão advogados, caminhoneiros, conselheiros tutelares e políticos eleitos.

Conforme o Estatuto do Desarmamento, é preciso ter 25 anos ou mais, comprovar capacidade técnica e psicológica para uso de arma de fogo, não ter antecedentes criminais nem estar respondendo a inquérito ou a processo criminal e ter residência certa e ocupação lícita.

O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa – diferente do decreto assinado em janeiro deste ano por Bolsonaro que havia facilitado o direito de posse, que é a possibilidade de se ter arma em casa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?