metropoles.com

MEC: militares se irritam com Vélez e devem pressionar pela demissão

Ministro afirmou que referências sobre a ditadura em livros didáticos precisam ser revistas. Para cúpula militar, assunto gera desgaste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Carvalho/Governo de transição
Ricardo Vélez Rodrígues – MEC
1 de 1 Ricardo Vélez Rodrígues – MEC - Foto: Rafael Carvalho/Governo de transição

Após o ministro da Educação, Ricardo Vélez, defender que as referências sobre a ditadura em livros escolares devem ser revisadas, a cúpula militar se irritou com o chefe do Ministério da Educação (MEC) e pode pressionar para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), exonere o venezuelano. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a reportagem, integrantes da ativa e do núcleo militar do governo de Bolsonaro informaram que a afirmação feita na quarta-feira (3/4) pelo ministro, sobre a narrativa histórica do golpe militar, é apenas uma tentativa dele para se manter no cargo.

Para os militares, trazer o assunto à tona depois do aniversário de 55 anos do golpe militar – 31 de março – foi um desgaste desnecessário. O presidente já tinha causado polêmica, na semana passada, ao pedir que fossem feitas as “devidas comemorações” do aniversário do golpe. Para Bolsonaro, a ditadura não existiu.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse que haverá mudanças em livros didáticos para revisar a maneira como são retratados nas escolas o golpe de Estado que retirou o presidente João Goulart do poder, em 1964, e o regime militar que o seguiu.

Vélez diz acreditar que a mudança de regime, há 55 anos, não foi um golpe, e sim uma “mudança de tipo institucional”. Além disso, teria dito que o período que seguiu a posse do general Castello Branco não seria ditadura – mesma opinião do presidente Bolsonaro (PSL) –, e sim um “regime democrático de força”. A tese é refutada por historiadores que estudaram o período. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?