metropoles.com

“Menino veste azul e menina veste rosa”, diz Damares Alves em vídeo

Para a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que tomou posse no governo de Jair Bolsonaro, “uma nova era começou”

atualizado

Compartilhar notícia

Valter Campanato/Agência Brasil
vac_abr_0612188201
1 de 1 vac_abr_0612188201 - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, causou polêmica ao falar sobre ideologia de gênero. Na gravação ela afirma que “menino veste azul e menina veste rosa”. A nova integrante do governo de Jair Bolsonaro (PSL) ainda prometeu: “uma nova era começou”.

“É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa”, exclamou a ministra, nitidamente animada. Depois da fala, a pastora ainda foi muito aplaudida pelos presentes

Não é possível identificar o local onde o vídeo foi feito. O público chegou a pedir silêncio para que Damares se pronunciasse.

Mesmo sendo uma figura conhecida por suas colocações conservadoras, as novas imagens repercutiram nas redes sociais. Entre os internautas, há os que defendem o posicionamento da ministra, mas boa parte se ofendeu com a manifestação.

Repercussão
Nesta quinta-feira (3/1), a ministra  foi alvo de protestos nas redes sociais. No Twitter, usuários se revoltaram com a declaração e promoveram um debate acerca do assunto. “Nunca pensei que em pleno 2019 iríamos ter que voltar a discutir que cor não tem gênero”, disse um internauta.

10 imagens
1 de 10

Reprodução/Twitter
2 de 10

Reprodução/Twitter
3 de 10

Reprodução/Twitter
4 de 10

Reprodução/Twitter
5 de 10

Reprodução/Twitter
6 de 10

Reprodução/Twitter
7 de 10

Reprodução/Twitter
8 de 10

Reprodução/Twitter
9 de 10

Reprodução/Twitter
10 de 10

Reprodução/Twitter

 

Os usuários das redes sociais ainda começaram uma campanha contra a fala da ministra. Eles pedem que as pessoas “postem sua foto com roupa azul ou rosa (ao contrário do que a ministra falou) segurando uma plaquinha com #CorNãoTemGênero”. Muitos brasileiros já aderiram à corrente.

Reprodução

Outro lado
Após a repercussão sobre o vídeo, Damares Alves disse ao Estado de S. Paulo que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a “ideologia de gênero”, referindo-se à sexualidade das crianças. “Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?