metropoles.com

Meirelles deixará a Fazenda para viabilizar candidatura ao Planalto

Henrique deve se filiar ao MDB. Ele cogita ser vice na chapa de Temer. “É um ótimo nome”, disse o ministro Carlos Marun

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
henrique meirelles
1 de 1 henrique meirelles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em conversa com o presidente Michel Temer (MDB) na última sexta-feira (23/3), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), decidiu deixar o cargo para tentar viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto. Ele sairá da pasta no início de abril e se filiará ao MDB para concorrer às eleições deste ano.

“Já era a intenção dele. Acertamos nesses últimos dias”, afirmou Temer ao jornal O Estado de S. Paulo em rápida conversa por telefone. O presidente disse ainda não ter decidido quem substituirá Meirelles.

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), relatou ao Metrópoles que a bancada do MDB está muito satisfeita com a ida de Meirelles para o partido. “É um ótimo nome tanto para ser candidato quanto para compor chapa”, informou, sem comentar a reunião entre o ministro da Fazenda e Temer.

Meirelles ingressará no MDB mesmo sem a garantia de que será o principal nome da sigla para o Planalto. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, na conversa com o presidente, o ministro disse saber que não tem a preferência dentro do partido, mas quer tentar se viabilizar até a decisão final do chefe do Executivo, em junho.

Caso não consiga ser o candidato principal da legenda, Meirelles cogita concorrer como vice na chapa de Temer, diz a reportagem.

Ainda de acordo com a Folha, Henrique indicou os nomes dos secretários da pasta Mansueto Almeida (Acompanhamento Fiscal) e Eduardo Guardia (Secretaria-Executiva) para sucedê-lo no comando da Fazenda.

Nesta semana, devem entregar cartas de demissão ainda os ministros Ricardo Barros, da Saúde, e Maurício Quintella, dos Transportes. O primeiro deve tentar se reeleger deputado federal pelo Paraná. Já Quintella, provavelmente, tentará uma vaga no Senado por Alagoas.

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, está cotado para assumir a Saúde por indicação do PP. Valter Casimiro, atual diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deve assumir a pasta de Transportes apadrinhado pelo PR.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?