metropoles.com

Marcos Pontes cogita nomear oficial da Aeronáutica à direção do Inpe

Ex-diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi afastado após conflitos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MARCELO LELIS / AG. PARÁ
Ministro discursa
1 de 1 Ministro discursa - Foto: MARCELO LELIS / AG. PARÁ

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que cogita escolher um oficial da Aeronáutica para a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O nome do candidato, contudo, não foi informado pelo astronauta, que é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na última sexta-feira (02/08/2019), o então diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi avisado da exoneração do cargo após embates com o governo federal à respeito de dados sobre desmatamento da Amazônia. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou a dizer que Galvão trabalhava em favor de organizações não governamentais (ONGs).

A informação sobre o novo presidente do instituto foi dada por Pontes durante entrevista à Rádio Eldorado, na manhã desta segunda-feira (05/08/2019). O ministro confirmou que está avaliando a possibilidade de nomear um oficial da Aeronáutica para o cargo e disse que o candidato é um “doutor em desmatamento“.

Marcos Pontes pretende divulgar o novo nome para a direção do instituto no início desta semana. O ministro também afirmou que recebeu as indicações de Galvão, mas não quis dizer se levará em conta algum desses pesquisadores. Após sua exoneração, o ex-diretor sugeriu cinco nomes para assumir o cargo no Inpe.

Sobre os dados de desmatamento divulgados pelo instituto, o ministro disse que vai mudar “o sistema como um todo”. Segundo Pontes, a ideia é colocar mais satélites e realizar análises para demonstrar “como está sendo feito”. O astronauta lembrou que, antigamente, os dados eram enviados primeiro ao Ibama e, depois de cinco dias, disponibilizados ao público.

“Vamos fazer um relatório técnico. A gente gosta de trabalhar com números e fatos para ver como eles são calculados e como servem. Tudo começou com o uso incorreto de dados do Inpe. Os dados do Deter não podem ser usados para índices de desmatamento consolidados, isso é o Prodes. E é isso o que foi feito”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?