metropoles.com

Maia: Moro tem “estratégia permanente de tentar acuar as instituições”

Presidente da Câmara dos Deputados diz que o ministro da Justiça erra ao insistir na possibilidade de prisão em segunda instância

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia na Mesa Diretora da Câmara
1 de 1 Rodrigo Maia na Mesa Diretora da Câmara - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o ministro da Justiça, Sergio Moro, tem como estratégia “tentar acuar as instituições democráticas deste país”. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo e ao portal UOL, o parlamentar criticou as ações do ex-juiz.

Maia acredita que um dos erros de Moro é insistir em aprovar o projeto de lei que possibilita a prisão de condenados em segunda instância, em vez de propor uma emenda constitucional. A medida é um dos pontos do chamado “pacote anticrime” encaminhado pelo ministro ao Parlamento.

“Ele, que é jurista, que conhece o tema, encaminhar um projeto de lei parece mais uma vontade de desgastar o Parlamento do que uma vontade de aprovar o projeto”, avaliou.

Questionado sobre os desdobramentos da Lava Jato, Maia apontou que Moro e os membros da operação demonstraram pressão indevida sobre a casa legislativa.

“O que eu espero é que se respeite a legitimidade do Parlamento, coisas que no passado, o grupo do entorno do ministro Moro, principalmente os procuradores, não respeitaram”, comentou, lembrando que em 2016 o Legislativo barrou a proposta da força tarefa de uso de prova obtida de forma ilícita, desde que de boa fé.

“Hoje eles criticam a prova ilícita de boa fé no caso do Intercept. Você vê como são dois pesos e duas medidas que, se nós tivéssemos feito o que eles gostariam, hoje eles eram réus, não eram procuradores e ele não era ministro da Justiça”, disparou o deputado.

Maia também defendeu a Lei nº 13.869/2019, que endurece as punições por abuso de autoridade por parte de agentes públicos e que foi alvo de críticas duras tanto de Moro quanto dos procuradores ligados à Lava Jato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?