metropoles.com

Maia diz que não vai “enfrentar” STF com prisão em 2ª instância

O projeto que defende a medida tramita na CCJ. Questionado se pensa em formar a comissão especial, deputado disse que vai esperar a Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia na Mesa Diretora da Câmara
1 de 1 Rodrigo Maia na Mesa Diretora da Câmara - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (16/10/2019) que não vai “enfrentar” o Supremo Tribunal Federal (STF) com o projeto que permite prisão após condenação em 2ª instância. Por isso, não deve acelerar a tramitação do texto na Casa, em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“Não posso colocar matéria [em votação] que caminhe para o enfrentamento com o STF. Vamos aguardar a decisão da Corte. Nosso papel é gerar equilíbrio e harmonia, mesmo que seja polêmico”, justificou Maia.

O relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, de autoria da deputada Caroline de Toni (PSL-SC), foi lido nesta tarde. O texto é favorável à medida. Após a apresentação, o colegiado pediu vista, e audiências públicas devem ser convocadas para discutir a matéria.

O presidente do STF, Dias Toffoli, marcou o julgamento sobre o tema para esta quinta (17/10/2019). Em reação, o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), convocou uma sessão extraordinária do colegiado para analisar a PEC.

A discussão traz implicações diretas para o rumo da Operação Lava Jato, podendo beneficiar, entre milhares de outros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por condenação no caso do triplex do Guarujá (SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?