metropoles.com

Maia decide descumprir LDO 2019 e mantém reajuste da verba de gabinete

Presidente da Câmara alega que aumento salarial dos servidores do Legislativo é direito adquirido garantido pela Constituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
rodrigo maia
1 de 1 rodrigo maia - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu descumprir trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 e vai manter o aumento da verba de gabinete no início do ano que vem. Em despacho já assinado – cuja cópia foi encaminhada ao Metrópoles –, ele se diz respaldado pela Lei 13.323/2016, que garante o reajuste dos servidores da Casa. O documento (Processo nº 112.500/2018) não está datado (veja cópia abaixo).

Reprodução

 

O Artigo 27, § 7º, da Lei 12.707/2018 (LDO), estabelece que está proibido, em 2019, o reajuste da verba de gabinete e “demais benefícios relativos ao exercício da atividade parlamentar”.

No entanto, conforme consta em seu despacho, o presidente entende que a aplicação desse trecho da LDO implicaria na redução da remuneração dos secretários parlamentares a partir de janeiro. Esse cenário, segundo Maia, poderia implicar até mesmo na exoneração de alguns servidores.

“Mantido o valor atual da verba destinada aos gabinetes parlamentares, secretários parlamentares que continuassem a desenvolver as mesmas atividades seriam remunerados com base em padrão de vencimento inferior ou até mesmo exonerados”, ressalta o despacho do presidente.

No documento, Rodrigo Maia destaca a necessidade de “salvaguardar” o direito adquirido dos servidores – com base na Constituição – e determina a manutenção do reajuste das verbas de gabinete.

Procuradas pela reportagem, nem a assessoria da Presidência da Câmara nem do gabinete parlamentar de Rodrigo Maia confirmaram se o despacho já foi protocolado na Casa – etapa necessária para que a medida seja adotada. Caso vote o Orçamento 2019, o Congresso Nacional poderá entrar de recesso já na próxima semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?