metropoles.com

Lupa: Afif exagera ao falar de micro e pequenas empresas

Em entrevista ao Metrópoles, pré-candidato do PSD à Presidência da República também aumentou número de empregos gerados pelo setor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela / Metrópoles
Guilherme Afif Domingos
1 de 1 Guilherme Afif Domingos - Foto: Igo Estrela / Metrópoles

O pré-candidato do PSD à Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, concedeu entrevista ao Metrópoles na manhã da última sexta (13/7). Atual presidente do Sebrae, o postulante ao Planalto exagerou ao falar sobre o desempenho das micro e pequenas empresas no Brasil – justamente sua principal área de atuação. Na segunda-feira (10), o pessebista falou ao Roda Viva e, na terça-feira (11), à RedeTV!. A Lupa checou algumas das frases ditas pelo político nesses três eventos. Veja o resultado a seguir:

“Já são 8 milhões de pessoas formalizadas [como MEI]”

Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD à Presidência da República, em entrevista concedida ao Metrópoles no dia 13 de julho

Atualmente, o Brasil tem 6.911.028 de microempreendedores individuais formalizados – ou seja, 1 milhão a menos do que o total citado por Afif. Os dados são do Portal do Empreendedor.

São Paulo é o estado com maior concentração de pessoas cadastradas no sistema, com 1.804.158. Para se formalizar como MEI, o empreendedor não pode ser sócio ou ter outra empresa, e o faturamento máximo permitido nessa modalidade é de R$ 81 mil por ano.

“As pequenas empresas, nos últimos 10 anos, criaram 11 milhões de vagas”

Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD à Presidência da República, em entrevista concedida ao Metrópoles no dia 13 de julho

Segundo levantamento feito pelo Sebrae com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as micro e pequenas empresas geraram 9,799 milhões de empregos entre 2008 e março de 2018, último dado disponível. O número citado por Afif é 12,2% maior.

“As grande empresas (…), nos últimos 10 anos, fecharam 1,4 milhão de vagas”

Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD à Presidência da República, em entrevista concedida ao Metrópoles no dia 13 de julho

Conforme mostra aferição feita pelo Sebrae com base nos dados do Caged, as grandes empresas – aquelas que empregam acima de 250 pessoas – fecharam mais postos de trabalho do que o citado pelo postulante ao Planalto. De 2008 a março de 2018 (último dado disponível no levantamento), o setor perdeu 1.861 milhão de vagas.

“Neste ano [2018], nós batemos 245 milhões de toneladas de grãos produzidos”

Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD à Presidência da República, em entrevista concedida ao Metrópoles no dia 13 de julho

Na safra 2016/2017, a última consolidada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil colheu 237.671,40 toneladas de grãos – 7,3 milhões a menos do que o citado pelo pré-candidato. Para este ano, a estimativa feita pelo último boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira, publicado em julho, indica que serão colhidas 228,5 milhões de toneladas de grãos, quase 17 milhões a menos do que o dito por Afif.

“Não fui colocado nem como candidato [na pesquisa do Ibope]”

Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD à Presidência da República, em entrevista ao programa Roda Viva no dia 10 de julho

A última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 28 de junho, considerou o nome de Guilherme Afif nos dois cenários apresentados aos eleitores – com o nome de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sem o nome do petista. Em ambos, o pré-candidato do PSD não atingiu 1% das intenções de voto. Valéria Monteiro (PMN), Aldo Rebelo (SD) e Paulo Rabello (PSC) também não chegaram a 1%. A pesquisa do Ibope ainda mostrou a rejeição aos pré-candidatos. Nesse caso, 8% dos eleitores disseram que não votariam em Afif. O índice é o mesmo de João Amôedo (Novo), Valéria Monteiro e Paulo Rabello (PSC).

“[Nas pesquisas de intenção de voto sobre as eleições de 1989] Atingi o patamar (…) que levou Lula ao segundo turno: bati 14%”

Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD à Presidência da República, em entrevista em sabatina à RedeTV no dia 11 de julho

Em 1989, quando foi candidato à Presidência pelo extinto PL, Afif oscilou entre 1% e 8% das intenções de voto nas pesquisas. Nunca chegou aos 14% que citou. Esse percentual também não foi o que levou Lula ao segundo turno. Naquela eleição, o petista teve 17,18% dos votos.

Nas pesquisas de intenção de voto do Datafolha, Afif tinha 1% em abril de 1989, foi a 8% no início de outubro e, no último levantamento do instituto, no fim de outubro daquele ano, apareceu com 5%. Já nas pesquisas do Ibope, tinha 4% em 21 de setembro e 8% em 11 de outubro.

“Onde está o maior índice de desemprego? Entre os jovens”

Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD à Presidência da República, em entrevista ao programa Roda Viva no dia 10 de julho

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 43,6% dos jovens de 14 a 17 anos e 28,1% dos de 18 a 24 anos estavam desempregados no 1º trimestre de 2018. Nas outras faixas etárias, o percentual de desempregados atinge menos de 15% do total.

Além disso, a Carta de Conjuntura, lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em setembro de 2017, informa que os jovens são os mais desempregados e têm maior chance de serem despedidos. Entre 2012 e 2017, cresceu de 5,3% para 7,3% o índice de trabalhadores com 18 a 24 anos que estão desempregados. Além disso, o salário dos jovens também caiu 0,5% de 2016 a 2017.

Procurado pela Lupa, o pré-candidato não respondeu, até a publicação desta reportagem, os pedidos de esclarecimentos sobre os temas citados.

Reportagem: Chico Marés e Nathália Afonso. Edição: Natália Leal e Cris Tardaguila

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?