Lorenzoni prepara transição de governo: “Muito trabalho, sem conversa”
Futuro ministro da Casa Civil esteve no Palácio do Planalto e na Câmara antes de seguir para o CCBB, onde organiza gestão do novo presidente
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, esteve na manhã desta segunda-feira (5/11) com o atual detentor do cargo, Eliseu Padilha, no Palácio do Planalto para iniciar formalmente o processo de transição de governo.
O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (5) traz a nomeação de Lorenzoni como ministro extraordinário do atual governo para coordenar a passagem das gestões.
Após a reunião mantida no Palácio do Planalto, Onyx Lorenzoni se encaminhou para seu gabinete na Câmara, evitando jornalistas. “Daqui até lá, é trabalho, trabalho, sem conversa”, disse o futuro ministro da Casa Civil, acrescentando que voltará a conversar com a imprensa depois que a transição de governo “estiver com a estrutura de pé”.
Da Câmara, Lorenzoni seguiu para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde tradicionalmente funciona a sede da transição de governos. O local ainda está sendo preparado para acomodar a nova estrutura administrativa. A imprensa não tem acesso ao local.
Em uma rede social, o ministro extraordinário comentou o início formal desse processo. “Começamos hoje a escrever um novo capítulo na história do Brasil. A responsabilidade e os desafios são enormes, mas não são maiores que os nossos sonhos”, disse. “Recebemos a missão do presidente Jair Bolsonaro e vamos cumprir. Juntos por um país verdadeiramente para todos. Uma ótima semana a todos nós”, completou.
O astronauta Marcos Pontes, indicado para comandar o Ministério da Ciência e Tecnologia, também está em Brasília para participar do processo de transição de governo.
Jair Bolsonaro
No Rio de Janeiro, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, permanece em sua residência, acompanhado de assessores e auxiliares próximos.
Mais cedo, representantes do corpo diplomático da China e da Itália estiveram reunidos com o presidente eleito. Bolsonaro virá a Brasília nesta terça-feira (6) para iniciar uma série de reuniões, inclusive com os representantes dos Três Poderes.
Em uma rede social, Bolsonaro comentou a expectativa pela transição de governo, prometendo divulgar as informações a que tiver acesso.