metropoles.com

Live: Bolsonaro diz que entrada do Brasil na OCDE está “quase certa”

Com o ministro-chefe da Casa Civil, o chefe do Executivo federal afirmou que ingresso do país no grupo econômico trará “grandes vantagens”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Facebook
Live semanal Bolsonaro
1 de 1 Live semanal Bolsonaro - Foto: Reprodução/ Facebook

Em mais uma de suas lives semanais, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), disse, nesta quinta-feira (23/05/2019), que a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está “quase certa”. Ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na transmissão via Facebook, o chefe do Executivo federal garantiu que a aproximação com os Estados Unidos não significa ignorar as parcerias com outros países de condição econômica mais baixa.

Bolsonaro aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente norte-americano, Donald Trump, o apoio ao pleito do Brasil de participar da OCDE. “Pedi ao Trump que nos aceitasse na OCDE, ele aceitou e divulgou”, completou o presidente. Segundo Lorenzoni, o Brasil poderá estar oficialmente incluído no grupo daqui a “dois ou três anos”.

A declaração oficial de apoio dos EUA foi feita durante a conferência ministerial da organização em Paris. Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, estava presente.

Durante a viagem de Bolsonaro para os Estados Unidos em março, Trump declarou apoio às iniciativas econômicas do país com a condição de que o Brasil retirasse o tratamento especial na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Além do chefe do Executivo e de Onyx, estavam presentes na live desta quinta o novo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, e, como de praxe, a tradutora de Libras oficial do Planalto.

Turismo
O novo presidente da Embratur se pronunciou sobre as atuais condições do turismo brasileiro. Com a garantia de que “não vai decepcionar” como novo chefe do órgão, Machado afirmou que a conquista da companhia aérea espanhola Air Europa é uma grande conquista.

Segundo o presidente do Instituto, Bolsonaro pode ser chamado de “presidente do turismo”, já que está governando para transformar o turismo brasileiro em uma “política de Estado e não de governo”. Em tom de brincadeira, o chefe do Executivo rebatou: “Presidente turista? Mal chegou e já quer ser demitido?”.

Alteração no decreto de armas
O presidente aproveitou a oportunidade para se posicionar sobre a alteração no decreto de armas, onde retira a possibilidade do cidadão comum adquirir o posse ou porte de um fuzil.

Segundo Bolsonaro, o governo manteve 90% do documento original mas alterou a questão do fuzil pois “reconheceu que dava margem” ao porte de fuzis. Usando como base uma emenda americana sobre armamentos, o presidente garantiu que o Exército vai cumprir com o seu papel de, dentro da lei, definir quais objetos bélicos poderão ser adquiridos pelos civis.

Reforma nos ministérios
O presidente comentou sobre a aprovação da Medida Provisória 870 pela Câmara dos Deputados, que retira o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e transfere para o Ministério da Economia. Bolsonaro comemorou a atitude.

“Quero agradecer a Câmara pela votação. Mesmo o Coaf tendo saído do Moro e ido para a pasta do Paulo Guedes, o órgão seguirá no Executivo. Então o trabalho estará em boas mãos”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?