Líder do PSL prevê Previdência aprovada no sábado à tarde
Delegado Waldir enviou comunicado à bancada com cronograma da votação, prevendo inclusão de destaques, algo que o governo tenta evitar
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (PSL-GO), enviou uma mensagem à bancada para avisar os deputados do partido de que a votação da reforma da Previdência no plenário está prevista para ser encerrada apenas na tarde de sábado (13/07/2019). Na mensagem, o deputado pede que os congressistas do PSL adiem o retorno a suas bases eleitorais apenas depois disso.
Segundo Waldir, há uma estimativa da Mesa da Câmara de que a análise dos destaques em segundo turno fique para o fim de semana. O texto principal, por sua vez, seria aprovado na madrugada de quarta (10/07/2019) e as sugestões à proposta seriam apreciadas o dia inteiro, até a madrugada.
Na quinta (11/07/2019), a comissão especial da reforma voltaria a analisar a redação para que o projeto voltasse ao plenário para o segundo turno, que duraria de sexta (12/07/2019) até sábado à tarde. “Portanto, solicitamos que os parlamentares adiem o retorno à base com base nessa perspectiva”, escreveu o líder.
Com ou sem destaques?
Em ambas as etapas de tramitação, o governo precisa de ao menos 308 votos dos 513 parlamentares da Câmara. Para dar celeridade à votação e conseguir concluir esse cronograma do PSL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer fechar um acordo com lideranças partidárias para não apresentar destaques à PEC.
Maia vai se reunir com os líderes no Congresso na manhã de terça (09/07/2019) e, só depois disso, a Mesa da Câmara confirma o cronograma dos trabalhos enviados por Waldir às siglas. “Mas a tendência é de que siga por esse caminho”, disse um integrante à reportagem.
Leia a íntegra do aviso de Delegado Waldir aos partidos:
“As sessões para a votação da PEC 6/2019 (Nova Previdência Social) se iniciem nesta terça-feira (9).
Segundo estimativa da Mesa, as votações terminarão, apenas, no SÁBADO À TARDE, dia 13/07, com a votação dos destaques em segundo turno.
Segundo o cronograma, o texto principal seria aprovado na madrugada de terça para quarta. Os destaques ficariam para quarta-feira o dia inteiro até de madrugada.
Quinta-feira volta para comissão especial para aprovar a redação do 2º turno. Quinta de noite já volta para o Plenário da Câmara para o segundo turno, que vai durar sexta o dia inteiro e encerrar no sábado de tarde.
Portanto, solicitamos que os parlamentares adiem o retorno à base com base nessa perspectiva.”