metropoles.com

Lei Kandir: Alcolumbre defende PEC para que estados possam cobrar ICMS

Governadores estudam apresentar carta ao governo para pedir revogação de parte da legislação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Waldemir Barreto/Agência Senado
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que está construindo um acordo a respeito da Lei Kandir. O democrata afirmou ter trabalhado com a cúpula econômica do governo federal antes mesmo do recesso parlamentar.

“Há o debate, sim, de a gente poder construir uma emenda constitucional agora, no pacto federativo, que possa dar autonomia aos estados exportadores para cobrarem o ICMS dos produtos que são exportados e que estão sendo desobrigados a cobrar impostos por causa da Lei Kandir“, explicou Alcolumbre.

Os governadores preparam uma carta na qual pedirão ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) a revogação da lei. A intenção não é acabar com a legislação, frisa Alcolumbre, mas revogar uma parte que trata da desoneração dos estados exportadores.

A referida norma estabelece que a União compense os estados pelo Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que deixa de ser arrecadado com a desoneração das exportações.

“É só o sonho deles [estados], a vida toda”, disse Alcolumbre ao ser perguntado se os estados seriam favoráveis à ideia. “Desde a criação da Lei Kandir, eles estão querendo redes tributárias e o ICMS dos produtos de exportação, especialmente minério e grãos.”

“Trabalhei muito com Paulo Guedes, com a equipe econômica e o senador Fernando [Bezerra] para que o governo pudesse ao menos quitar as obrigações do ano de 2019 em relação à Lei Kandir”, completou.

A pedido do governador do Amapá, Waldez Góes, os governadores se reuniram nesta terça-feira (06/08/2019) na casa oficial do democrata. O objetivo do encontro, segundo Alcolumbre, era relatar o desejo de inclusão dos estados e municípios na reforma da Previdência quando o texto chegar ao Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?