metropoles.com

Justiça: advogado pede interdição de Bolsonaro por “insanidade mental”

Para ele, o presidente foi para a reserva do Exército “por desequilíbrio mental’ há mais de 30 anos e “parece não estar curado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Statue of justice
1 de 1 Statue of justice - Foto: iStock

O advogado cearense Antonio Carlos Fernandes, de 69 anos, entrou com uma ação popular na Justiça Federal pedindo a interdição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), por desequilíbrio mental. Para ele, o chefe do Executivo “demonstra a cada dia, de forma notória, não possuir o necessário discernimento e equilíbrio mental para os atos da vida política imposta pelo alto cargo que ocupa”. A informação é de O Povo.

Antônio é um velho conhecido do Palácio do Planalto. Foi ele o responsável por derrubar um decreto do então presidente Michel Temer (MDB) contra desmatamento na Amazônia, em agosto de 2017. Dessa vez, mudou o alvo, garantindo que Bolsonaro foi para a reserva do do Exército “por insanidade mental há mais de 30 anos e parece não estar curado”.

A ação popular foi protocolada na 21ª Vara Federal Cível do Distrito Federal. “Todos os dias praticamente, desde o início do governo, ele assusta a nação e afronta a Constituição que jurou cumprir com declarações que transitam da escatologia à sandice e passando pela irresponsabilidade”, descreve o cearense.

Ele pede ao juiz, “pelo bem comum da nação brasileira”, que interdite “o atual presidente da República e “determine a produção de prova pericial nomeando uma equipe de expertos para atestar ou não a sanidade mental” de Bolsonaro.

O advogado cita exemplos de ataques à Constituição Federal. “Não respeita [a Constituição] atacando minorias; expressando seus preconceitos de origem em relação aos nordestinos; de raça e etnia, quando ataca quilombolas e índios; de cor quando afirma que um filho seu não casaria com uma negra; declarando ainda homofobia e misoginia em várias de suas falas”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?