metropoles.com

Júlio Delgado é escolhido presidente da CPI de Brumadinho

Nos próximos 120 dias, a Comissão vai investigar as causas e os possíveis responsáveis pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
1006746-df_17032016dsc_5854-
1 de 1 1006746-df_17032016dsc_5854- - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) foi escolhido nesta quinta-feira (25/04/2019) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho.

Nos próximos 120 dias, a Comissão vai investigar as causas e os possíveis responsáveis pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, de propriedade da Vale, ocorrido em janeiro. A tragédia já deixou 228 mortos e 49 desaparecidos.

A primeira reunião da CPI está marcada para a próxima terça-feira (30/04/2019). Delgado contou que foram apresentadas oito propostas para aperfeiçoar a regulação nacional da atividade minerária em âmbito nacional, aumentando a proteção às vítimas.

“Avançamos bastante ao apresentarmos um pacote com oito propostas para reforçar a segurança das barragens e a proteção às vítimas de tragédias como as de Brumadinho e Mariana. Pretendemos ainda aumentar o rigor no licenciamento para as mineradoras e as punições por crimes ambientais; rever isenções tributárias, dentre outras medidas”, explicou o relator.

Delgado já era relator da CPI Cexbruma, instalada em fevereiro, que serve para acompanhar e fiscalizar os desdobramentos do desastre no município de Brumadinho, além de implementar medidas que diminuam os riscos de novos rompimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?