Júlio Delgado é escolhido presidente da CPI de Brumadinho
Nos próximos 120 dias, a Comissão vai investigar as causas e os possíveis responsáveis pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) foi escolhido nesta quinta-feira (25/04/2019) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho.
Nos próximos 120 dias, a Comissão vai investigar as causas e os possíveis responsáveis pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, de propriedade da Vale, ocorrido em janeiro. A tragédia já deixou 228 mortos e 49 desaparecidos.
A primeira reunião da CPI está marcada para a próxima terça-feira (30/04/2019). Delgado contou que foram apresentadas oito propostas para aperfeiçoar a regulação nacional da atividade minerária em âmbito nacional, aumentando a proteção às vítimas.
“Avançamos bastante ao apresentarmos um pacote com oito propostas para reforçar a segurança das barragens e a proteção às vítimas de tragédias como as de Brumadinho e Mariana. Pretendemos ainda aumentar o rigor no licenciamento para as mineradoras e as punições por crimes ambientais; rever isenções tributárias, dentre outras medidas”, explicou o relator.
Delgado já era relator da CPI Cexbruma, instalada em fevereiro, que serve para acompanhar e fiscalizar os desdobramentos do desastre no município de Brumadinho, além de implementar medidas que diminuam os riscos de novos rompimentos.