metropoles.com

Jornalistas são vetados em sessão do Congresso com Bolsonaro

Profissionais não poderão entrar no plenário da Câmara durante evento em homenagem à Constituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Foi proibida a entrada de profissionais de imprensa no plenário da Câmara na sessão desta terça-feira (6/11), que será o retorno do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao Parlamento. Decisão foi tomada pela Direção-Geral do Senado, que organiza as reuniões do Congresso Nacional. A informação é do jornal O Globo.

O veto distribuído via comunicado interno foi confirmado pela reportagem e dizia: “O acesso ao plenário da Câmara dos Deputados será restrito às autoridades, parlamentares e servidores autorizados”.

Ainda segundo a reportagem, em nota a polícia Legislativa afirmou: “Nas Sessões Conjuntas, a segurança é sempre organizada pela Polícia do Senado Federal. O combinado é que a imprensa terá acesso às galerias e ao Salão Verde. No salão do plenário, estará somente a imprensa interna (TVSenado e TVCâmara)”.

O veto à imprensa destoa da postura adotada pelo Congresso em grandes eventos, como a própria posse presidencial de outros presidentes e votações importantes. Dentre estas votações estão: o impeachment de Dilma Rousseff e as votações de denúncias contra o presidente Michel Temer. Em todos esses eventos, houve um esquema especial de acesso para a imprensa, mas os jornalistas não foram proibidos de realizar a cobertura dentro do plenário.

A reportagem também procurou a assessoria do Senado que confirmou o veto, mas indicou a Câmara para responder sobre o caso. “Devido ao grande afluxo de autoridades e convidados para a sessão especial marcada para esta terça-feira (6), o trabalho da imprensa será restrito aos Salões Branco (Chapelaria), Verde e Azul (entrada da Presidência do Senado Federal) e à Galeria da Câmara dos Deputados. Quanto ao acesso de jornalistas ao Plenário da Câmara, é necessário que se indague sobre o assunto àquela Casa legislativa.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?