metropoles.com

Joice sobre novo líder: “Renan conseguiu tocar o Congresso”

A deputada federal foi destituída do cargo nessa quinta-feira e disse ter comemorado a decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Agência Brasil
Joice – líder
1 de 1 Joice – líder - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Substituída pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO) no cargo de líder do governo no Congresso, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou nesta sexta (18/10/2019) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) colocou o MDB no “comando da pauta” do Legislativo e disse que Gomes é aliado do senador Renan Calheiros (MDB).

“O Renan agora conseguiu, de maneira muito discreta, ajudar a tocar o Congresso e o Senado”, alfinetou. “Eu não tenho nada pessoal contra Eduardo Gomes, é muito fidalgo comigo, mas de fato é um aliado do Renan Calheiros. A história de cada um fala por si só. Espero que ele tenha muito sucesso, vou ajudá-lo, mas de fato a gente vê que o MDB está dominando a pauta”, declarou, acrescentando que recebeu ligações de senadores dizendo que o partido agora “manda em tudo”.

Eduardo soma-se ao colega de partido Fernando Bezerra (PE), líder do Senado, e a Vítor Hugo (PSL-GO), líder da Câmara.

Sobre a própria destituição, Joice disse nessa quinta-feira (17/10/2019) que, ao saber da decisão, foi “comemorar”. “Tirei um peso das minhas costas. Entreguei o que eu tinha que entregar e agora vou cuidar do meu mandato sem trava nenhuma”, disse ela.

Perguntada se na avaliação dela o presidente foi “injusto”, Joice usou outro adjetivo: “Foi ingrato, mal-educado pelo menos. Quando você tem uma sombra de pessoas que dizem só ‘amém’, inclusive quando o líder maior está errado, isso prejudica o Brasil. Mas não esperava nenhuma gentileza, eu conheço o presidente, fiz campanha para ele. ”

Joice foi tirada do cargo depois da tentativa frustrada do presidente de destituir o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), na última quarta-feira (16/10/2019). Ela foi uma das que apoiaram a permanência de Waldir e, além de sustentar o posicionamento, não poupou críticas ao deputado Eduardo Bolsonaro (SP), que substituiria Waldir: “Não vou sacrificar minha honra colocando na liderança um menino que não consegue nada sozinho. Nem com ajuda do pai conseguiu.”

Joice falou à imprensa em uma reunião extraordinária da executiva nacional do PSL em que cinco deputados foram suspensos, após o episódio da tentativa de troca do líder: Carla Zambelli (SP), Carlos Jordy (RJ), Alê Silva (MG), Bibo Nunes (RS) e Filipe Barros (PR).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?