metropoles.com

“Ingratidão? Jamais”, diz Onyx sobre Bolsonaro ao deixar cargo

Ministro vinha perdendo força na Casa Civil e, agora, vai comandar o Ministério da Cidadania

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Luiz Henrique Mandetta;  Ministro da Economia Paulo Guedes e ministro da casa Civil, Onyx Lorenzoni , bolsonaro
1 de 1 Luiz Henrique Mandetta; Ministro da Economia Paulo Guedes e ministro da casa Civil, Onyx Lorenzoni , bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-ministro da Casa Civil, recém nomeado para chefiar o Ministério da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), negou que a retirada de poderes de sua pasta dentro do Palácio do Planalto e a nomeação do militar Walter Souza Braga Netto para o cargo que ocupava seja um ato de ingratidão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Antes de 2018, quando a candidatura de Bolsonaro à Presidência ainda não tinha muitos apoios formais, Onyx abraçou a ideia e foi um dos primeiros apoiadores do então deputado federal do baixo clero.

Onyx foi questionado por jornalistas da Rádio Gaúcha, nesta sexta-feira (14/02/2020), se o presidente não havia sido ingrato a ele ao substituí-lo. “Ingratidão? Jamais”, cravou o ministro. Eleito deputado pelo Rio Grande do Sul, Lorenzoni foi um dos principais articulares da campanha de Bolsonaro e chefiou a transição de governo.

“Quando eu voltei das férias, me disseram: ah, o senhor ‘tá’ perdendo poder. Em nenhum governo o PPI [Programa de Parcerias de Investimentos] esteve na Casa Civil”, relativizou.

O democrata também comparou suas funções dentro do governo a um time de futebol. “Eu jogo nas cinco [posições]. Agora, troquei de camisa e o presidente quer que eu vá fazer gol, e eu vou”, disse.

Onyx também respondeu se havia sido alvo de insatisfação por parte de outros membros da gestão de Bolsonaro. Sem citar nomes, ele apenas disse que a função da Casa Civil é ser “escudo para o presidente” e isso causa problemas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?