metropoles.com

Ibope suspende divulgação de pesquisa e questiona TSE sobre Lula

Instituto pergunta à Corte se pode divulgar a apuração com o nome do petista, declarado inelegível pelo tribunal. Leia nota divulgada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
haddadlula
1 de 1 haddadlula - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) suspendeu, pelo menos por enquanto, a divulgação da pesquisa presidencial contratada pelo Estadão e pela Globo. A sondagem iria ao ar na noite desta terça-feira (4/9), no Jornal Nacional.

O instituto questiona o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre se pode divulgar a pesquisa com o nome de Lula, declarado inelegível na madrugada de sábado (1º). O TSE ainda não se pronunciou.

Após o telejornal da TV Globo anunciar o adiamento da divulgação, uma nota de esclarecimento detalhando o caso foi publicada no site oficial do instituto. Leia a íntegra abaixo:

Eleições 2018: Esclarecimento
O Ibope registrou no TSE, dia 29 de agosto, cinco dias antes da data de divulgação, como prevê a lei, pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos nos candidatos à Presidência da República, sendo os contratantes a TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. Naquela ocasião, o PT havia solicitado o registro de Luiz Inácio Lula da Silva como seu candidato e aguardava definição a respeito do Tribunal Superior Eleitoral. Por esta razão, como fez em pesquisa anterior, o Ibope registrou no TSE pesquisa com dois cenários. O primeiro, com o nome de todos os candidatos com registros solicitados ao tribunal, incluindo Lula. O segundo, com o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT, apontado como eventual substituto de Lula em caso do então provável indeferimento de sua candidatura. Ocorre que na madrugada de sábado, dia 1° de setembro, o plenário do TSE, sem aviso prévio de que julgaria o feito, indeferiu o registro da candidatura de Lula e proibiu que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha ou da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A Corte determinou também que o nome de Lula fosse retirado da urna eletrônica e concedeu 10 dias para que o PT indicasse novo candidato. Diante disso, na manhã de sábado, antes da realização da pesquisa, e para estar de acordo com o julgamento e as determinações do TSE, o Ibope não pesquisou o cenário com Lula, diferentemente do que constava do registro da pesquisa, aplicando apenas o cenário alternativo, tendo Haddad como candidato. A intenção do instituto é obter o aval do TSE para divulgação do resultado dessa pesquisa, com a mencionada adequação. Foi o que o Ibope fez hoje. Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o Ibope não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o Ibope informará o público e, consoante com a decisão da Corte, liberará ou não os resultados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?