Ibope: Ciro não cresce, mas continua líder no Ceará com 39%
Fernando Haddad (PT) saltou 19 pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada antes do petista ser oficializado candidato
atualizado
Compartilhar notícia
Em levantamento divulgado nesta terça-feira (25/9), o Ibope aponta uma estabilização de Ciro Gomes (PDT) entre os eleitores do Ceará, cujo cenário político é dominado pela família do pedetista. De acordo com o levantamento, o ex-governador cearense tem 39% das intenções de voto no estado na corrida presidencial. É o mesmo percentual apurado na última pesquisa do instituto realizada exclusivamente no Ceará, em 16 de agosto.
Fernando Haddad (PT) subiu 19 pontos percentuais e chegou ao 2º lugar no estado: foi de 2% para 21%. Neste período, o ex-prefeito de São Paulo assumiu oficialmente o posto de candidato petista ao Planalto após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Abaixo, o resultado da pesquisa Ibope no Ceará:
- Ciro Gomes (PDT): 39%
- Fernando Haddad (PT): 21%
- Jair Bolsonaro (PSL): 15%
- Marina Silva (Rede): 3%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 3%
- Alvaro Dias (Podemos): 1%
- Cabo Daciolo: 1%
- Henrique Meirelles (MDB): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 0%
- João Goulart Filho (PPL): 0%
- Eymael (DC): 0%
- Guilherme Boulos (PSol): 0%
- João Amoêdo (Novo): 0%
- Brancos e nulos: 17%
- Não sabem ou não responderam: 7%
A pesquisa do Ibope confirma o poderio dos Ferreira Gomes no Ceará. Camilo Santana (PT) soma 69% das intenções de voto e deve ser reeleito já no 1º turno. O petista é afilhado político de Ciro. Irmão do presidenciável, Cid Gomes (PDT) lidera com folga a disputa por uma das vagas cearenses no Senado, com 64%. Além de Ciro e Cid, os Ferreira Gomes concorrem a uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará com a irmã mais nova, Lia.
Pesquisa Nacional
Em levantamento nacional divulgado nesta segunda (24), Ciro está em 3º lugar, com 11%. O líder continua sendo Jair Bolsonaro. O deputado e militar da reserva registra 28%. Fernando Haddad subiu três pontos percentuais em relação ao último levantamento e se consolidou em segundo lugar com 22%.
No Ceará, o Ibope entrevistou 1.204 eleitores em 60 dos 184 municípios cearenses entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado TSE sob o protocolo BR-09794/2018.