metropoles.com

Ibope: Bolsonaro segue na liderança com 28%. Haddad sobe para 22%

Ciro Gomes (PDT) está em 3º, com 11%. É o quinto levantamento realizado pelo instituto desde o início da campanha eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Solenidade de Filiac?a?o do Deputado Jair Bolsonaro ao PSL
1 de 1 Solenidade de Filiac?a?o do Deputado Jair Bolsonaro ao PSL - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ibope divulgou na noite desta segunda-feira (24/9) sua quinta pesquisa da corrida presidencial. De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança, com 28% das intenções de voto no primeiro turno. Ele é seguido por Fernando Haddad (PT). O petista subiu três pontos percentuais em relação ao último levantamento e se consolidou em segundo lugar com 22%.

Em seguida, estão Ciro Gomes (PDT), 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), 8%, e Marina Silva (Rede), 5%. Considerada a margem de erro (2 pontos percentuais para mais ou menos), o trio está tecnicamente empatado.

Confira, abaixo, a simulação para o primeiro turno:

2º turno
O Ibope também fez simulações de 2º turno. De acordo com o levantamento, Bolsonaro perde em três dos quatro cenários avaliados.

Em uma eventual disputa com Fernando Haddad, o militar da reserva soma 37% das intenções de voto. Enquanto isso, o petista registra 43%. Brancos e nulos são 15%. Indecisos somam 4%.

Contra Ciro Gomes, Bolsonaro perde. O candidato do PSL tem 35%. O pedetista tem 46 %. Neste cenário, votos brancos e nulos alcançam 15%. Não sabem ou não responderam correspondem a 4%.

Concorrendo contra Alckmin, Bolsonaro tem 36%. O tucano registra 41%. Brancos e nulos são 20%. Indecisos, 4%.

De acordo com o Ibope, Bolsonaro e Marina estão numericamente empatados para uma possível disputa de segundo turno. Ambos somam 39% das intenções de voto. Brancos e nulos registram 19%. Indecisos são 4%.

Rejeição
De acordo o Ibope, a rejeição a Bolsonaro subiu 4 pontos percentuais: foi de 42% para 46%. Fernando Haddad é rechaçado por 30%. Marina Silva, 25%, Geraldo Alckmin, 20%, e Ciro Gomes, 18%, vêm em seguida.

Meirelles, Daciolo, Eymael e Boulos são rejeitados por 11% dos eleitores, cada. Vera Lúcia por 10%. Alvaro Dias, Amoêdo e João Goulart Filho por 9%, cada.

Segundo o Ibope, 2% dos eleitores podem votar em qualquer um dos presidenciáveis. Outros 7% não souberam ou simplesmente não responderam ao questionamento.

O levantamento ouviu 2.506 eleitores entre os dias 18 e 24 de setembro. O nível de confiança estimado é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06630/2018, foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?