metropoles.com

Guedes gostaria de incluir capitalização em PEC do Senado, diz Maia

O economista sinalizou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o interesse em incluir a medida junto com estados e municípios no texto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes e Rodrigo Maia
1 de 1 Paulo Guedes e Rodrigo Maia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na reta final da tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda tenta incluir o regime de capitalização no projeto que altera as regras de aposentadoria no país.

Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Guedes sinalizou o desejo de acrescentar o novo sistema na proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela da reforma, que incluirá estados e municípios no projeto e será analisado primeiramente no Senado Federal.

A PEC foi formulada por meio de um acordo com governadores, mediado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para tentar reunir servidores estaduais e municipais às novas normas da Previdência. A medida agrada a Guedes, por isso, segundo Maia, o economista sugeriu ao presidente do Senado que tentasse colocar no texto também a capitalização.

“O presidente tem toda condição na liderança no Senado e na Câmara de fazer essa inclusão. Ontem, Guedes pediu que se avaliasse da inclusão da capitalização. Acho que tem textos que agregam inclusive partidos de esquerda, como o PDT’, disse Maia. A PEC paralela tem o objetivo de articular a entrada das unidades federativas na proposta entre os senadores.

Isso porque deputados, sobretudo do Centrão, rechaçaram a ideia de incluir estados e municípios ainda na Câmara. Parlamentares alegaram a pouca mobilização de governadores e prefeitos pela aprovação da reforma, que é tida como “impopular” nas bases eleitorais. Tramitando em paralelo e até que passe no Senado, deputados já estariam mais abertos à ideia.

Aprovada este ano
Maia disse que a PEC paralela “com certeza” pode ser aprovada na Casa ainda em 2019. “O que a gente precisa é da liderança de Davi. Tenho certeza que estados e municípios terão votos também da esquerda. Isso é decisivo”, acrescentou.

O deputado fluminense de reuniu com Guedes e Alcolumbre na residência oficial do senador na segunda (05/08/2019), para discutir sobre o segundo turno de votação da reforma, que terá início nesta noite, fazer um balanço do primeiro semestre e pensar em estratégias para a tramitação de outras pautas econômicas até o fim deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?