metropoles.com

Guedes diz que pode deixar o governo se Previdência virar “reforminha”

Em entrevista, o ministro da Economia afirmou que o país vai pegar fogo se o texto não for aprovado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes – ministro da Economia
1 de 1 Paulo Guedes – ministro da Economia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ameaçou deixar o governo caso a reforma da Previdência não seja aprovada da forma como foi apresentada pela gestão Jair Bolsonaro (PSL). “Pego um avião e vou morar lá fora. Já tenho idade para me aposentar”, disse, em entrevista à revista Veja nesta sexta-feira (24/05/2019).

Sobre as outras ocasiões em que declarou a possibilidade de deixar o governo, Guedes disse que não é irresponsável, mas não ficará com um cargo onde é o único a acreditar nas propostas da pasta. “Se só eu quero a reforma, vou embora para casa”, completou.

Guedes insistiu que a reforma precisa ter economia de R$ 1 trilhão nos próximos 10 anos. Porém, devido à resistência no Congresso Nacional, ele abriu mão do projeto e reconheceu a margem de R$ 800 bilhões. “Se os parlamentares aprovarem algo que represente uma economia abaixo de 800 bilhões de reais, não há a menor possibilidade de lançar uma nova Previdência. Estaríamos só remendando a velha”, afirmou.

O economista nega-se a aprovar um texto que esteja próximo a uma “reforminha” e acusou a oposição de querer barrar o sucesso do governo Bolsonaro. “Também não adianta quando o Paulinho [da Força, deputado federal do Solidariedade] fala assim: ‘Vamos fazer uma reforma pequenininha para o presidente não ficar’. Paulinho estava falando o que muitos pensam. Ou seja, ele sabe que a reforma da Previdência vai resultar em prosperidade ao Brasil e que o presidente pode se beneficiar politicamente disso”, continuou.

O ministro contou que a reforma foi uma condicionante para assumir o cargo na atual gestão. Ele apontou que o chefe do Executivo federal estava incerto quanto à nova Previdência, com medo de perder apoio populacional. “Eu não posso te prometer esse apoio agora. Você está me botando numa posição terrível”, disse Bolsonaro, antes de assumir o cargo. Guedes respondeu: “Quando o senhor decidir isso, também estará decidindo se vou ou não ser ministro do seu governo”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?