metropoles.com

Greenpeace sobre conselho da Amazônia: “Não tem meta”

Entidade criticou a exclusão de governadores, sociedade civil e indígenas na composição do Conselho Nacional da Amazônia Legal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
desmatamento
1 de 1 desmatamento - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Greenpeace – Organização Não Governamental (ONG) voltada para a defesa do meio ambiente – divulgou uma nota criticando o modo como o governo Federal decidiu recriar o Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Segundo a ONG, a transferência do Conselho, criado em 1995, do Ministério do Meio Ambiente para a vice-Presidência da República “não anulará a política antiambiental do governo e não tem por finalidade combater o desmatamento ou o crime ambiental”.

A entidade também criticou o fato de os governadores dos estados da Amazônia, a sociedade civil e indígenas terem ficado de fora da composição. “O conselho não tem plano, meta ou orçamento”, acusa a entidade.

Greenpeace também acusa o governo de desmonte dos órgãos de proteção e fiscalização ambiental, que resultou num aumento do desmatamento em 30%.

“Desde o anúncio do aumento do desmatamento em novembro, o governo emitiu uma Medida Provisória para premiar grileiros (MP 910/2019) e um Projeto de Lei para garimpeiros (PL 191/2020). Os alertas de desmatamento medidos pelo sistema DETER do INPE para o mês de janeiro de 2020 apontaram 280 km², o dobro do registrado no mesmo período do ano passado”, afirma a ONG.

O Metrópoles entrou em contato com a Presidência, vice-Presidência e ministério do Meio Ambiente mas não obteve resposta até a última edição desta reportagem. O espaço continua aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?