metropoles.com

Governo quer reformar regras de saque do FGTS e aumentar rentabilidade

De acordo com o secretário da Fazenda, o Executivo está elaborando mudanças nos 228 fundos públicos que existem no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FLÁVIO TAVARES/HOJE EM DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
SAQUE DE CONTAS INATIVAS DO FGTS COMEÇA PARA NASCIDOS EM JANEIRO E FEVEIRO
1 de 1 SAQUE DE CONTAS INATIVAS DO FGTS COMEÇA PARA NASCIDOS EM JANEIRO E FEVEIRO - Foto: FLÁVIO TAVARES/HOJE EM DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, afirmou nesta quarta-feira (09/05/2019) que o governo vai elevar a rentabilidade do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e mudar regras para o saque dos benefícios. As medidas estão sendo elaboradas e devem ser publicadas “em um futuro próximo”, disse Rodrigues Júnior. A informação é do jornal O Globo.

“O FGTS vai sofrer reformatações, incluindo mudanças em sua governança, gestão e rentabilidade. Hoje, a rentabilidade é de 3% ao ano mais taxa referencial (que hoje está zerada). Logo, em termos reais, descontada a inflação, ela é negativa, funciona como um imposto sobre o cidadão”, pontuou o secretário.

De acordo com Rodrigues Júnior, o governo está elaborando mudanças nos 228 fundos públicos que existem hoje no país “para dar a eles maior eficiência locativa”. “Mas o FGTS é um fundo com mais de R$ 500 bilhões em estoque. Então mudanças serão estudadas de forma super cautelosa”, acrescentou.

“O recurso é do cidadão por toda a vida. A pessoa não terá prazo para sacar. Vamos fazer uma campanha para que esse dinheiro não fique parado. Essas medidas fazem parte de um pacote que visa a dar ao cidadão acesso aos seus recursos”, finalizou o secretário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?