metropoles.com

Governo quer gestão privada para creches, parques e presídios

Projetos incluiriam concessão de parques nacionais como os dos Lençóis Maranhenses, de Jericoacara (CE) e de Iguaçu (PR)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Lençóis Maranhenses
1 de 1 Lençóis Maranhenses - Foto: iStock

O governo federal estuda conceder creches, parques nacionais e novos presídios à iniciativa privada. Os projetos entraram na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), na tarde desta quarta-feira (21/08/2019), a partir de uma reunião realizada no Palácio do Planalto.

Também foram abertos, nesta tarde, estudos para a privatização de nove empresas públicas, entre elas os Correios e a Telebras. Com a expansão da cartilha do PPI, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, espera que os investimentos previstos cheguem a R$ 2

trilhões.

No âmbito do Ministério da Educação, a implementação de parceria público-privada para a construção, modernização e operação de creches públicas de ensino infantil está em fase de estudos e planejamento de projetos-pilotos.

Lorenzoni reforçou que um dos principais objetivos é a conclusão de obras de creches iniciadas em governos anteriores.

“Eu acredito que isso é algo importante. Não estamos fazendo o mesmo do mesmo. Pelo contrário, tem a coragem de criar, investir. Ou seja, tem uma humildade no sentido de que o governo busca solução”, afirmou.

Na área de meio ambiente, o governo incluiu na cartilha a concessão do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, no Maranhão; do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará; e do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Também é analisada a possibilidade de parceria com a iniciativa privada para a construção e gerenciamento de presídios nos estados. A principal justificativa do governo é a necessidade de ofertar novas vagas a médio prazo.

Serviços como o de iluminação pública e de saneamento básico também estão previstos no PPI a partir da reunião desta tarde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?